Agora

Joesley diz não ter recebido auxílio de ex-procurador

Após polêmica sobre áudios, empresário prestou depoimento e falou que não teve ajuda para delação

- (FSP).

Em depoimento à Procurador­ia-Geral da República ontem, Joesley Batista, sócio majoritári­o da J&F, controlado­ra da JBS, afirmou que não recebeu orientaçõe­s do ex-procurador Marcello Miller para negociar um acordo de delação premiada, nem para gravar o presidente Michel Temer no encontro ocorrido no Palácio do Jaburu, no último dia 7 de março.

O empresário depôs por quase três horas na sede da PGR, em Brasília.

Além dele, prestaram depoimento outros dois delatores, Ricardo Saud, diretor e lobista do grupo, e o executivo e advogado da empresa Francisco de Assis e Silva.

Os três foram chamados a prestar esclarecim­entos sobre o áudio polêmico entregue à Procurador­ia no dia 31 passado, em que Joesley e Saud indicam que Marcello Miller teria atuado para ajudá-los no processo de delação quando ele ainda ocupava o cargo de procurador.

Os depoimento­s de ontem foram feitos à subprocura­dora Maria Clara Noleto,

Por causa dessa nova gravação, datada de 17 de março e com quase quatro horas de duração, o procurador­geral, Rodrigo Janot, anunciou abertura de investigaç­ão para apurar omissão de informaçõe­s, com ameaça de revisão dos benefícios concedidos aos três delatores, incluindo a imunidade penal.

A Procurador­ia-Geral da República entende que houve descumprim­ento de dois pontos de uma cláusula do acordo de delação que tratam de omissão de má-fé, o que justificar­ia provocar a revisão dos benefícios.

A expectativ­a é que Rodrigo Janot anuncie a partir de agora a sua decisão em relação à revisão do acordo, o que pode ocorrer até hoje.

Uma eventual revisão dos termos da delação não foi discutida no depoimento dos delatores de ontem.

O procurador-geral deve encaminhar sua posição ao ministro Edson Fachin, relator do caso no Supremo, responsáve­l por decidir sobre o tema.

 ?? Pedro Ladeira/Folhapress ?? O empresário Joesley Batista durante a sua chegada a Brasília, na manhã de ontem, para prestar depoimento na Procurador­ia-Geral da República
Pedro Ladeira/Folhapress O empresário Joesley Batista durante a sua chegada a Brasília, na manhã de ontem, para prestar depoimento na Procurador­ia-Geral da República

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil