Agora

Quarteto fantástico

Cuca aposta no poder de criação de Jean, Tchê Tchê, Moisés e Guerra para bater o Galo, em Minas Gerais

- (Alexandre de Aquino)

Para a partida contra o Atlético-MG, amanhã, no Independên­cia, em Belo Horizonte, pelo Brasileirã­o, o técnico Cuca deve apostar em uma formação inédita no meio de campo do Verdão.

Atuando no esquema tático 4-4-2, o comandante formará o setor com quatro atletas mais leves e técnicos. O quarteto fantástico de Cuca vai contar com Tchê Tchê, Jean, Moisés e Guerra.

É verdade que eles já estiveram juntos em campo contra a Chapecoens­e, no dia 20 de agosto, mas Jean fazia outra função, na lateral direita, que agora vai ser ocupada por Mayke. Além disso, Tchê Tchê iniciou aquele confronto apenas como uma das opções na reserva.

A ideia de Cuca com essa formação é apostar na qualidade técnica dos atletas para manter mais a posse de bola e, claro, explorar tabelas curtas ou triangulaç­ões entre as linhas defensivas formadas pelos adversário­s.

Em seu retorno, o comandante tentou resgatar a fórmula que fez sucesso na campanha do título brasileiro do ano passado, quando contava com dois pontas compondo o meio-campo.

A orientação era que os atacantes pelos lados com- pusessem o setor, quando o time ficasse sem a bola, e formassem o 4-2-3-1, acompanhan­do os laterais.

Já com a pelota, a ordem era se lançar à frente —formando o esquema 4-3-3. O princípio era explorar a velocidade dos ponteiros em rápidos contragolp­es. Róger Guedes, aberto pelo lado direito, e Dudu, pelo lado esquerdo, eram os titulares.

Mudança de estilo

Após a eliminação na Taça Libertador­es —e só com o Brasileirã­o pela frente—, tem sido comum o técnico Cuca ganhar semanas cheias para trabalhar o time, algo que ele só havia havia tido em seu retorno, em maio, antes da estreia na competição nacional, diante do Vasco.

Depois disso, o Verdão passou a jogar duas vezes por semana e as atividades com todo o grupo à disposição ficaram bastante escassas. Agora, Cuca aproveita o tempo para fazer testes.

O próprio comandante alviverde viu necessidad­e em abandonar o esquema anterior por causa do posicionam­ento que tem sido adotado pelos rivais neste Nacional.

“O campeonato deste ano não está permitindo muitos espaços. A maioria dos times te engaveta depois do meio. Se você não criar espaços, não joga”, analisou Cuca, logo depois da vitória sobre o São Paulo por 4 a 2, no Allianz Parque, na rodada passada.

 ?? Cesar Greco - 14.jul.17/Ag. Palmeiras/Divulgação ??
Cesar Greco - 14.jul.17/Ag. Palmeiras/Divulgação
 ?? Cesar Greco - 5.ago.17/Ag. Palmeiras/Divulgação ??
Cesar Greco - 5.ago.17/Ag. Palmeiras/Divulgação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil