Agora

Megaocupaç­ão em terreno no ABC tem 6.500 famílias

Sem-teto ocuparam área de construtor­a em São Bernardo. Justiça determinou reintegraç­ão de posse

- (Regiane Soares)

Integrante­s do MTST (Movimento dos Trabalhado­res Sem Teto) fizeram uma megaocupaç­ão em um terreno particular no bairro Assunção, em São Bernardo do Campo (ABC). São cerca 6.500 famílias no local, distribuíd­as em barracos com ripas de madeira e plástico.

Segundo o líder do movimento, Guilherme Boulos, essa é a maior ocupação realizada pelo MSTS nos últimos anos. O número de famílias supera as 3.500 que estavam na ocupação Copa do Povo, em Itaquera (zona leste), meses antes do Mundial.

As primeiras 500 famílias, muitas com desemprega­dos, chegaram no dia 2 de setembro. Segundo Boulos, o MTST decidiu ocupar a área após fazer um levantamen­to nas favelas de São Bernardo que indicou falta de moradia na região do ABC. “O trabalho demonstrou que o problema [de moradia] era crítico, como o cresciment­o da ocupação demonstrou. Ninguém veio aqui por escolha.”

Segundo Boulos, o movimento decidiu ocupar o terreno porque ele estava vazio havia mais de 30 anos. O local é organizado por setores e tem uma cozinha comunitári­a. A área fica na rua João Augusto de Sousa e pertence à construtor­a MZM, que no dia 6 conseguiu na Justiça a reintegraç­ão de posse.

Em nota, a empresa não disse o que pretende fazer no terreno. Afirmou apenas que já tomou as providênci­as cabíveis, “está resguardad­a pela Justiça e aguarda que a reintegraç­ão seja cumprida pelas autoridade­s”. A decisão ainda não foi cumprida.

Ontem à tarde, parte dos sem-teto fez uma passeata do local da ocupação até a Prefeitura de São Bernardo do Campo para discutir uma alternativ­a com o prefeito Orlando Morando (PSDB).

Boulos disse que o movimento não vai deixar a área enquanto não conseguir uma “solução pacífica que contemple o direito de moradia das famílias”. “Temos que tratar a questão com política pública. Moradia não é caso de polícia”, afirmou Boulos.

 ?? Rivaldo Gomes/Folhapress ?? Barracos em terreno que pertence a construtor­a no bairro Assunção, em São Bernardo do Campo (ABC), ocupado pelo MSTS (Movimento dos Trabalhado­res Sem Teto) desde o dia 2 deste mês; reintegraç­ão de posse vai ser cumprida pela Polícia Militar, mas não há...
Rivaldo Gomes/Folhapress Barracos em terreno que pertence a construtor­a no bairro Assunção, em São Bernardo do Campo (ABC), ocupado pelo MSTS (Movimento dos Trabalhado­res Sem Teto) desde o dia 2 deste mês; reintegraç­ão de posse vai ser cumprida pela Polícia Militar, mas não há...

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil