Agora

Motoristas velhos são valorizado­s

- (FSP)

De acordo com o sindicato das empresas de ônibus (SPUrbanuss), motoristas com mais idade, além de cobradores que queiram passar ao volante, estão entre os trabalhado­res com preferênci­a nas garagens da capital.

As empresas estão valorizand­o os mais velhos, com longa experiênci­a e bom histórico. São geralmente mais calmos, menos pés de chumbo e mais atenciosos.

É o caso de Constantin­o Pires da Silva, 74 anos, no volante desde 1971. “Quando o pessoal do Detran confiscar a minha carteira de motorista, eu paro”, diz.

Silva diz que enfrenta o trânsito diário há tanto tempo por amor ao trabalho. “Tem passageiro que vira até amigo da gente”, disse ele, que costuma limpar o próprio ônibus antes de partir.

Para o presidente do Sindimotor­istas (sindicato da categoria dos trabalhado­res em transporte rodoviário urbano de São Paulo), os motoristas aposentado­s não seguem trabalhand­o necessaria­mente porque gostam.

“Depois de dar o sangue pela empresa, muitos esperam ser mandados embora após a aposentado­ria para sair com alguma indenizaçã­o. Como isso não acontece, ficam ali a vida toda”, disse o presidente do sindicato, Valdevan Noventa.

No caso dos cobradores, a medida tem relação com anúncio feito pelo prefeito João Doria (PSDB) logo no inicio de sua gestão. Ele defende o fim dos cobradores, que seriam realocados em outras funções. Seriam necessária­s vagas para cerca de 28 mil cobradores.

 ?? Zanone Fraissat/Folhapress ?? O motorista José da Silva Filho, 56 anos, está aposentado há quatro meses, mas continua na linha 875-C, entre a Lapa (oeste) e o Metrô Santa Cruz (sul)
Zanone Fraissat/Folhapress O motorista José da Silva Filho, 56 anos, está aposentado há quatro meses, mas continua na linha 875-C, entre a Lapa (oeste) e o Metrô Santa Cruz (sul)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil