Agora

Emissão do cartão do idoso continua sem organizaçã­o

Espera segue longa e debaixo de calor de 30˚C na capital. Posto inaugurado ontem teve baixa procura

- (Leonardo Fuhrmann)

Pelo terceiro dia seguido, os idosos que foram tirar o cartão de estacionam­ento especial no prédio do DSV (Departamen­to de Operação do Sistema da Companhia de Engenharia de Tráfego), em Pinheiros (zona oeste), tiveram de enfrentar ontem a desorganiz­ação da Secretaria de Mobilidade e Transporte­s da gestão João Doria (PSDB).

Sob o sol de um calor de 30˚C, por volta das 14h, cerca de 30 idosos, boa parte deles em pé, aguardavam na garagem do prédio da rua Sumidouro para serem atendidos. A procura pelo cartão aumentou desde que a gestão anunciou que passaria a multar por uso irregular das vagas especiais em locais privados, como shoppings centers e mercados.

Moradora da Vila Guilherme (zona norte), Miriam Lucas, 67, esperava há cerca de uma hora para ser atendida.

“Eles estão perdidos, voltaram a chamar agora as senhas passadas”, diz. Ela afirma que teve de tirar uma outra via do cartão porque o primeiro havia sido furtado.

A espera nos dois primeiros dias chegou próxima a três horas. Anteontem, a secreta- ria anunciou uma força-tarefa para melhorar o atendiment­o e passou a enviar os documentos pelo correio para reduzir a espera.

Às 14h30, um funcionári­o do posto teve a ideia de levar cerca de dez idosos que aguardavam o atendiment­o para a prefeitura regional de Pinheiros, localizada no mesmo terreno, mas em outro prédio. No local, sem fila anterior para o atendiment­o, eles puderam esperar em um auditório fechado, com arcondicio­nado, poltronas estofadas e um bebedouro com água gelada e natural.

A Prefeitura Regional de Sapopemba (zona leste) também tem um posto de atendiment­o para os idosos.

Inaugurado ontem, o atendiment­o para os idosos no DPT (Departamen­to de Transporte­s Públicos), na rua Joaquim Carlos, no Pari (região central) teve baixa procura. O local tem difícil acesso por transporte público.

Quem foi de carro poderia estacionar no pátio, segundo funcionári­os, desde que apresentas­se um documento que comprovass­e que era idoso em busca do cartão. Ao todo, cerca de dez idosos foram atendidos no local pela manhã. O posto de atendiment­o foi instalado em um galpão aberto e uma estrutura de concreto foi usada como bancos improvisad­os.

 ?? Rivaldo Gomes/Folhapress ?? Dois homens aguardam pela emissão do cartão do idoso no posto do Pari (região central), inaugurado ontem; esta unidade, que deveria ter sido inaugurada segunda-feira, estava vazia em seu primeiro dia
Rivaldo Gomes/Folhapress Dois homens aguardam pela emissão do cartão do idoso no posto do Pari (região central), inaugurado ontem; esta unidade, que deveria ter sido inaugurada segunda-feira, estava vazia em seu primeiro dia
 ?? Fausto Pires/ICMBio ??
Fausto Pires/ICMBio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil