Agora

Motoristas têm que fazer exame de ddrrooggaa­ss

Desde ontem, exame toxicológi­co é exigido para empresa que contratar ou demitir motorista profission­al

- (Gilberto Yoshinaga)

Uma portaria do Ministério do Trabalho e Emprego publicada ontem exige que as empresas informem ao Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desemprega­dos) a realização de exame toxicológi­co nos motoristas contratado­s e demitidos. A regra, que já está em vigor, vale para motoristas profission­ais de veículos de pequeno e médio portes, de ônibus urbanos, metropolit­anos e rodoviário­s e de cargas em geral.

Os exames toxicológi­cos devem ser realizados antes da admissão e, também, na ocasião do desligamen­to. Só serão aceitos exames feitos em laboratóri­os credenciad­os, que sigam alguns requisitos técnicos específico­s.

Em caso de resultado positivo que seja contestado, é assegurado ao motorista o direito à contraprov­a. A portaria também garante a confidenci­alidade dos resultados dos exames —que terão de ser custeados pelas empresas contratant­es.

As empresas começaram a ser notificada­s dessas novas regras no dia 6 de julho, a fim de que tivessem tempo para se adequar a elas. A empresa que não declarar as informaçõe­s exigidas ficará inadimplen­te com o Ministério do Trabalho e poderá sofrer multas.

As informaçõe­s exigidas pelo Caged são: número do exame toxicológi­co, data do exame, CNPJ do laboratóri­o, unidade federativa do CRM (Conselho Regional de Medicina) e o número do registro do CRM do médico.

A realização do exame toxicológi­co para motoristas profission­ais já era exigida pelo artigo 168 da CLT (Consolidaç­ão das Leis do Trabalho). Segundo o ministério, o objetivo da portaria é garantir o efetivo cumpriment­o da lei.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil