Agora

Tesouro direto poderá ficar mais acessível

Com a queda nos juros, é importante começar a diversific­ar os investimen­tos para garantir ganhos

- (FSP)

O governo lança na quinta-feira um simulador que permite ao investidor calcular em quanto tempo consegue alcançar um objetivo financeiro aplicando em títulos públicos. A ferramenta também compara o retorno oferecido por outros produtos populares na renda fixa.

O lançamento faz parte de uma campanha para atrair mais investidor­es para o Tesouro Direto, onde são vendidos os títulos do governo.

A plataforma aponta o título mais adequado para atingir o objetivo estipulado.

Para isso, o investidor responde a quatro perguntas: qual o objetivo financeiro, em quanto tempo pretende usar o dinheiro, qual seu perfil como investidor e como ele prefere receber os rendimento­s.

A partir das respostas, a plataforma indica o título mais adequado. Na sequên- cia, o investidor poderá conhecer o valor que resgatará no vencimento do título ou saber quanto deverá depositar para alcançar a meta no prazo estipulado.

O interessad­o poderá com- parar o rendimento líquido —após desconto de Imposto de Renda— dos títulos com o de outras aplicações populares na renda fixa, como títulos bancários (CDBs e LCIs/ LCAs), poupança e fundos conservado­res.

A recente trajetória de queda nos juros básicos reduziu a rentabilid­ade de algumas aplicações, obrigando o poupador a repensar os investimen­tos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil