Agora

Resolva as pendências para garantir o saque sseeuu PPIISS

Erros simples no cadastro podem fazer com que trabalhado­r não consiga conferir nem sacar o valor

-

Os trabalhado­res com direito de sacar a cota do PIS/ Pasep podem não conseguir conferir o valor a ser recebido e terão que esperar mais pela grana se tiverem algum erro no seu cadastro.

Falhas no nome da mãe, dois números de PIS ou RG registrado diferente no documento e no sistema nacional do PIS/Pasep são comuns e impedem a consulta do saldo e o resgate da cota na data em que a grana for liberada pelo governo federal.

O Agora mostra hoje quais são as principais falhas que podem aparecer ao fazer o cadastro para conferir o PIS/ Pasep e como resolvê-las.

A partir de outubro, a Caixa Econômica Federal, responsáve­l pelo PIS, e o Banco do Brasil, que gerencia o Pasep, terão um calendário de pagamentos para beneficiar aposentado­s e cidadãos a partir de 65 anos de idade, no caso dos homens, e de 62 anos, para as mulheres. O calendário vai até março de 2018.

Segundo resolução do governo federal, quem estiver com todos os dados cadastrais em dia vai receber o valor na hora, conforme a data definida para a liberação da cota. Receberá primeiro quem tem 70 anos e quem já está aposentado. Para esse grupo, o pagamento será feito em outubro e novembro.

Depois, de dezembro deste ano a março de 2018, será a vez de quem é mais novo.

Caso o cadastro do trabalhado­r tenha falhas, a grana não será paga na hora.

Para conseguir sacar, será preciso corrigir o erro e pedir a liberação do dinheiro em uma agência da Caixa Econômica Federal, para quem tinha carteira assinada, ou do Banco do Brasil, no caso de servidores. Após o pedido, o cidadão terá de esperar até cinco dias úteis para pegar o dinheiro da cota.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil