Agora

Trem para quase Cumbica

-

Finalmente, parece que desta vez vai sair o trem expresso para ligar o centro de São Paulo ao aeroporto de Guarulhos. A previsão é para abril do ano que vem.

O paulistano acostumado a viajar de avião por Cumbica sabe o trabalho que dá se deslocar até lá. O tempo de trajeto passa fácil de uma hora num dia de semana e, dependendo do trânsito, pode demorar bem mais.

Com o trem, a promessa é que leve 35 minutos da estação da Luz até o aeroporto.

Só que há uma pegadinha aí: na verdade, o passageiro não descerá dentro de Cumbica. O ponto final vai ficar a 500 metros do termi- nal 1 e a 2,5 km do terminal 3. Para completar a viagem, será preciso fazer baldeação com um ônibus gratuito. Ou seja, mais uns dez minutos, no mínimo, para poder embarcar.

Pelo menos estão negociando com as companhias aéreas para que o usuário possa fazer check-in já na Luz (mas não vai rolar o despacho de malas).

Esse serviço de ônibus era para ser só um improviso até construíre­m um monotrilho, mas acabou ficando assim mesmo: a empresa que cuida do aeroporto decidiu construir um shopping onde seria a estação final.

É sempre bom desconfiar dos prazos de obras públicas, ainda mais nesse caso.

O governador Geraldo Alckmin (PSDB), lá em 2002, já falava do projeto. Era para ficar pronto em 2005, depois 2010, depois para a Copa de 2014.

A diferença, agora, é que Alckmin tem pressa para entregar a linha expressa até abril porque quer sair do cargo seis meses antes das eleições para presidente, em outubro.

A inauguraçã­o será boa propaganda se ele virar candidato. É pena que as coisas só andem assim.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil