Agora

Falta de professor lota salas de aula de escola estadual

Cerca de 30 alunos do 3º ano do ensino fundamenta­l foram transferid­os para outras salas já cheias

-

A Secretaria de Educação do governo Geraldo Alckmin (PSDB) acabou com uma das turmas de terceiro ano do ensino fundamenta­l da Escola Estadual Visconde de Itaúna, no Ipiranga (zona sul), por falta de professor. Com isso, cerca de 30 alunos da sala foram transferid­os para outras duas classes, que também estavam com número semelhante de alunos.

Por lei, o limite em salas de aula do ensino fundamenta­l é de 30 alunos. Segundo pais de alunos dessa série, antes de serem colocados nas outras duas salas de terceiro ano, os alunos eram colocados cada dia em uma sala diferente, inclusive de outras séries, e não recebiam o devido conteúdo escolar.

Depois de reclamaçõe­s de pais, a escola decidiu pela divisão dos alunos entre as outras duas salas de aulas existentes da mesma série.

Os pais reclamam que os alunos continuam recebendo menos conteúdo que o nor- mal e quase não têm lição de casa para fazer.

Pais de alunos das outras duas classes de terceiro ano também confirmam que as salas receberam uma leva de alunos recentemen­te, mas não haviam sido informados pela direção da escola sobre o que estava acontecend­o.

Eles não quiseram se identifica­r com medo de que seus filhos sofram algum tipo de represália por parte da dire- ção da escola.

Uma das mães conta que procurou diversas vezes a direção da escola e a ouvidoria da Secretaria de Educação para tratar sobre o assunto, mas não conseguiu ser aten- dida. “Quando a gente procura, o diretor não está ou não pode atender”, afirma. O diretor não estava na unidade quando o Agora esteve na escola.

Segundo os pais, o proble- ma começou no início das aulas deste semestre, porque a professora que ministrava as aulas para a turma está de “licença-prêmio”. Desde então, a secretaria não providenci­ou um substituto.

 ?? Rubens Cavallari/Folhapress ?? Entrada da Escola Estadual Visconde de Itaúna, no Ipiranga (zona sul de SP), onde a Secretaria de Educação do governo Geraldo Alckmin fechou sala de aula do ensino fundamenta­l e transferiu alunos a outras turmas
Rubens Cavallari/Folhapress Entrada da Escola Estadual Visconde de Itaúna, no Ipiranga (zona sul de SP), onde a Secretaria de Educação do governo Geraldo Alckmin fechou sala de aula do ensino fundamenta­l e transferiu alunos a outras turmas
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil