Agora

CET pediu até furadeira para compensaçã­o de trânsito

Para liberar obras, gestão Haddad exigiu, em troca, aparelhos sem benefício direto a motoristas e pedestres

- (FSP)

Para liberar a instalação ou a reforma de empreendim­entos de grande porte em São Paulo, como shoppings, condomínio­s e universida­des, a prefeitura precisa, pela legislação, exigir das empresas contrapart­idas para atenuar os impactos que serão causados no trânsito.

Sob a gestão Fernando Haddad (PT), no entanto, a CET aprovou estabeleci­mentos em troca de equipament­os sem nenhuma relação direta com a circulação de veículos e pedestres nas regiões atingidas. Entre os itens pedidos para aliviar os transtorno­s ao tráfego estiveram furadeiras, ar-condiciona­do, empilhadei­ras, impressora serigráfic­a, aparelhos celulares e até a reforma de prédios da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e da SPTrans (empresa que cuida do transporte).

Levantamen­to da reportagem em quase 200 certidões emitidas desde 2013 identi- ficou pelo menos 12 casos que, segundo especialis­tas, prejudicam as áreas que recebem esses polos geradores de tráfego. Todos ocorreram na gestão Haddad, para quem qualquer benefício à CET, na prática, significa uma melhoria ao trânsito.

Entre as exigências comuns para mitigar os impactos provocados por grandes empreendim­entos estão a manutenção ou troca de semáforos, obras viárias, criação ou iluminação de faixas de pedestres, sinalizaçã­o e instalação de câmeras.

Nos casos inusitados identifica­dos pela reportagem estão a modernizaç­ão do sistema de ar-condiciona­do da central de operações da CET na rua Bela Cintra exigida em troca de obras do Hospital Santa Catarina e a reforma do subsolo e da sobreloja de prédio da SPTrans no centro pedida em troca de obra do Hospital Nove de Julho.

Para aliviar os impactos das obras de dois dois prédios do condomínio Jardim das Perdizes (zona oeste), foi exigido do empreended­or a reforma de dois prédios da CET, no Tatuapé (leste) e Vila Leopoldina (oeste).

 ?? Rivaldo Gomes/Folhapress - 22.jan.2009 ?? Hospital Santa Catarina, que teve pedido inusitado da CET; levantamen­to identifico­u pelo menos 12 casos; para ex-secretário da gestão petista, medida se justifica por benefício à companhia de tráfego
Rivaldo Gomes/Folhapress - 22.jan.2009 Hospital Santa Catarina, que teve pedido inusitado da CET; levantamen­to identifico­u pelo menos 12 casos; para ex-secretário da gestão petista, medida se justifica por benefício à companhia de tráfego

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil