Agora

Jovem é morto por agente ao tentar abrir carro errado

Rapaz de 23 anos foi confundido com um ladrão ao tentar entrar em veículo de agente penitenciá­rio

-

Um ajudante geral de 23 anos foi morto ao confundir seu carro e tentar abrir um veículo errado, por volta das 21h30 de anteontem, em Itapeceric­a da Serra (Grande SP). O autor do disparo foi um agente penitenciá­rio de 46 anos que confundiu a vítima com um ladrão.

De acordo com a Polícia Civil, os modelos dos carros são diferentes, mas a cor, prata, é a mesma, o que pode ter ajudado na confusão, além da pouca iluminação. Jean Araújo Rufino Chagas estava em um Ford Fiesta e o agente penitenciá­rio, em um Nissan Livina. Os dois estacionar­am na rua de um hospital.

Segundo a polícia, o agente contou que é pastor e foi levar a filha de uma fiel ao hospital. Ele aguardava no carro quando viu do outro lado da rua o ajudante. De acordo com ele, Chagas estava com uma blusa de moletom, com capuz, e as duas mãos no bolso. Ele disse que o local é escuro.

O agente disse que a vítima atravessou a rua, veio em direção a seu carro e tentou abrir a porta do automóvel. O agente atirou, acertando o pescoço de Chagas. O autor do disparo disse que apenas depois ficou sabendo pela mulher da vítima que ela confundiu o carro.

A mulher de Chagas disse em depoimento que seu marido foi levá-la ao médico e parou o carro na rua do hospital, que não tinha outro veículo no lugar.

Em um determinad­o momento, Chagas disse que iria olhar o carro porque no local há muitos furtos. A polícia acredita que, do outro lado da rua, ele estava crente que seu carro ainda era o primeiro da fila e pode ter visto o agente dentro do automóvel que acreditava ser o seu.

No entendimen­to da polícia, a vítima atravessou a rua e foi em direção ao veículo. Quando tentou abrir a porta do motorista, foi baleada.

O delegado Renato Gonçalves Coletes entendeu que o agente agiu em legitima defesa. Ele responderá em liberdade por homicídio.

Ao explicar o motivo que o autor não ficou detido, o delegado narrou várias circunstân­cias que teria ajudado o agente a acreditar que seria roubado, uma delas é a vítima estar “usando vestimenta igual e da mesma forma que que utilizadas por bandidos em assaltos”. A delegacia da cidade abriu inquérito e vai apurar o caso.

 ?? Reprodução ?? Jean Araújo Rufino Chagas, 23 anos, morto com tiro no pescoço após confundir seu veículo com o de um agente penitenciá­rio; atirador achou que era ladrão
Reprodução Jean Araújo Rufino Chagas, 23 anos, morto com tiro no pescoço após confundir seu veículo com o de um agente penitenciá­rio; atirador achou que era ladrão
 ?? PM/Divulgação ??
PM/Divulgação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil