Agora

STF mantém a trâmitação de denúncia contra Temer

Maioria dos ministros votou ontem contra o pedido da defesa para não enviar o caso para Câmara

- (FSP)

A maioria dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) votou contra, ontem, suspender tramitação da segunda denúncia contra o presidente Michel Temer. Eles votaram por seguir o andamento da denúncia e disseram que não é o momento de discutir provas.

Sete ministros acompanhar­am o relator Edson Fachin: Ricardo Lewandowsk­i, Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Luiz Fux e Dias Toffoli.

Para eles, não cabe ao STF proferir juízo de admissibil­idade da denúncia antes que a Câmara dos Deputados examine o caso.

Gilmar Mendes, foi o único ontem a divergir e acolher o pedido da defesa de Michel Temer. A presidente do STF, Cármen Lúcia, suspendeu o julgamento, que será retomado hoje.

A sessão foi a primeira da nova procurador­a-geral, Raquel Dodge, no cargo, depois de ela ter tomado posse na segunda-feira.

Em memorial, Dodge também se posicionou pelo prosseguim­ento da denúncia apresentad­a por Rodrigo Janot, seu antecessor.

“A Constituiç­ão é rigorosa: as etapas e as instâncias de decisão estão bem delineados na fase pré-processual”, escreveu ela. “Não há lugar, portanto, para impugnar a viabilidad­e da denúncia fora deste rito constituci­onal, antes da decisão da Câmara dos Deputados.”

Os advogados de Temer pedem para que a denúncia não seja enviada à Câmara dos Deputados até que a PGR (Procurador­ia-Geral da Re- pública) conclua uma investigaç­ão interna sobre a delação dos executivos da JBS, cujas informaçõe­s serviram como base para formular a acusação contra o presidente da República por participaç­ão em organizaçã­o criminosa e obstrução de Justiça.

A PGR rescindiu o acordo fechado com dois delatores, Joesley Batista e Ricardo Saud, que tinham benefício de imunidade penal.

O ministro Luís Roberto Barroso disse que o oferecimen­to da denúncia é prerrogati­va constituci­onal do Ministério Público e, portanto, não cabe sustá-la.

 ?? Pedro Ladeira/Folhapress ?? A procurador­a-geral Raquel Dodge ao lado da presidente do STF, Cármen Lúcia, na sessão de ontem
Pedro Ladeira/Folhapress A procurador­a-geral Raquel Dodge ao lado da presidente do STF, Cármen Lúcia, na sessão de ontem
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil