Agora

CBF recua e árbitro de vídeo fica para depois

Entidade esperava colocar em prática a nova tecnologia já na próxima rodada, mas não há condições

- (Agências)

A 25ª rodada do Campeonato Brasileiro não vai mais contar com o árbitro de vídeo. A CBF (Confederaç­ão Brasileira de Futebol) debateu o assunto e o sistema deve funcionar só quando houver condições técnicas para utilizá-lo nas dez partidas da rodada do Nacional.

A ideia original da CBF era implementa­r o árbitro de vídeo em 2018, mas o gol de mão de Jô, na vitória corintiana por 1 a 0 sobre o Vasco, no último domingo, aumentou a pressão na entidade, fazendo com que ela decidisse antecipar a estreia.

O intuito inicial de que alguns jogos pudessem ficar sem a tecnologia por questões técnicas repercutiu mal entre clubes e logo foi abortada pelo presidente da CBF, Marco Polo Del Nero.

A entidade diz estar correndo para resolver a situação. A Globo, parceira, detentora e quem vai dar o aval para o início da utilização do sistema, posicionou-se sobre o caso e admitiu que o “projeto demanda tempo”.

A conversa com a CBF começou em 2016 e testes foram feitos: um offline (sem interferên­cia), nas finais do Carioca 2016, e um online (com interferên­cia), na final do Pernambuca­no 2017.

Entretanto, a Globo disse que “esse é um projeto que demanda tempo para selecionar, treinar operadores, padronizar estádios com equipament­os necessário­s, simular testes com os times de operador de replay, técnico e árbitro de vídeo”.

Como exemplo, a emissora lembrou que as câmeras são posicionad­as para “gerar a melhor cobertura e experiênci­a para o telespecta­dor” e que seriam “necessário­s ajustes e inclusões de câmeras que não fazem parte do modelo atual de captação”.

A CBF admitiu que apenas os estádios do Morumbi e Maracanã têm condições para utilizar o sistema. Até por isso, cogitou-se usar o árbitro de vídeo só nos jogos entre Corinthian­s x São Paulo e Fluminense x Palmeiras, que jogam neste domingo no Morumbi e Maracanã, respectiva­mente.

 ?? Reprodução/TV Globo ?? O árbitro Viktor Kassai tira dúvida sobre um lance de pênalti em um monitor na partida entre Atlético Nacional e Kashima Antlers, no Japão, no último Mundial de Clubes; CBF adia implementa­ção do sistema
Reprodução/TV Globo O árbitro Viktor Kassai tira dúvida sobre um lance de pênalti em um monitor na partida entre Atlético Nacional e Kashima Antlers, no Japão, no último Mundial de Clubes; CBF adia implementa­ção do sistema
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil