Agora

Caça italiano cai no mar

Chanceler alemã acha que poderia ter ido melhor; extrema direita volta ao Parlamento

- (FSP) (Agências)

O partido da chanceler alemã, Angela Merkel, teve uma vitória agridoce nas eleições de ontem, marcadas pela ascensão da extrema direita, de acordo com projeções de resultados.

A CDU (União DemocrataC­ristã) recebeu 33,2% dos votos, cerca de oito pontos abaixo do obtido nas últimas eleições, segundo a projeção feita pela Forschungs­gruppe Wahlen para o canal de televisão ZDF.

Seu rival, o SPD (Partido Social-Democrata) de Martin Schulz, registrou 20,8%, percentual que, se confirmado, será seu pior resultado na história. Ambos governam atualmente em coalizão.

“Não há nada bonito. O resultado é uma decepção amarga para nós”, disse o líder da CDU, Horst Seehofer.

“Naturalmen­te, esperávamo­s um resultado melhor”, afirmou Merkel na festa da vitória na sede do partido, em Berlim. “Mas temos a tarefa de formar um governo e contra nós nenhum governo pode ser formado.”

A novidade foi a ascensão da sigla de direita populista AfD (Alternativ­a para a Alemanha), que teve 13,2% dos votos e entrará no Parlamen- to será a primeira vez em que a extrema-direita chega à Casa desde o fim da Segunda Guerra em 1945.

Como líder do partido com mais votos, Merkel deverá formar o próximo governo e manter o cargo de chanceler em um quarto mandato consecutiv­o. Com isso, pode completar 16 anos no poder e se igualar, assim, ao exchancele­r Helmut Kohl.

Merkel se manterá, portanto, no cargo de uma das mulheres mais poderosas do mundo, já que a Alemanha é a maior economia da União Europeia, com PIB estimado para este ano em cerca de US$ 3,4 trilhões.

A chanceler acumulará ainda a fama informal de lí- der do mundo livre, em um cenário internacio­nal marcado pela ausência de referentes morais desde o fim do governo de Barack Obama nos EUA.

O piloto de um caça italiano morreu ontem durante uma exibição de show aéreo em Terracina, na província de Latina, região central do país. A Aeronave caiu no mar. O piloto, de 36 anos, não conseguiu ejetar do avião. A queda foi pouco antes da manobra que coloca as três cores da bandeira italiana no ar, feitas por outras três aeronaves.

 ?? Tobias Schwarz/AFP ?? Merkel teve 33,2% dos votos, afirma pesquisa
Tobias Schwarz/AFP Merkel teve 33,2% dos votos, afirma pesquisa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil