Agora

Apagão de 13 minutos atinge 600 mil na Grande São Paulo

Queda de energia em subestação afetou circulação do metrô, da CPTM e de trólebus e desligou semáforos

-

Um apagão de 13 minutos, ocorrido na manhã de ontem, prejudicou 600 mil pessoas na Grande São Paulo e afetou a circulação no metrô, na CPTM e em linhas de trólebus. O blecaute também deixou 76 semáforos apagados na capital, de acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), da gestão João Doria (PSDB).

A queda de energia ocorreu entre as 10h33 e as 10h46. Segundo a CTEEP (Companhia de Transmissã­o de Energia Elétrica Paulista), a falha ocorreu durante a execução de obras de digitaliza­ção da subestação Milton Fornasaro, localizada perto do Complexo Viário do Cebolão, entre as marginais Pinheiros e Tietê.

De acordo com a Eletropaul­o, a zona oeste foi a mais atingida, principalm­ente os bairros Lapa, Pinheiros, Butantã, Vila Madalena, Sumaré e Jaguaré. Foram afetados também bairros da zona sul, como Brooklin e Santo Amaro, e da zona norte, como Tucuruvi. Algumas cidades da região metropolit­ana também foram atingidas, como Cajamar, Osasco e Santo André.

Transporte público

No metrô, as linhas mais afetadas foram a 1-azul e 2verde. A situação só foi normalizad­a às 12h30, de acordo com a companhia. Na CPTM, somente a linha 12safira operou normalment­e.

Segundo a Metra, concession­ária do corredor ABD, a oscilação de energia atingiu as duas pontas do sistema, no Jabaquara (zona sul) e em São Mateus (zona leste).

A CTEEP informou que, desde 2009, está investindo R$ 40 milhões na subestação em que houve o problema, sendo R$ 25 milhões somente em digitaliza­ção, sendo o processo aprovado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

 ?? Fábio Vieira/FotoRua/Folhapress ?? Trânsito congestion­ado na avenida Paulista, perto da rua Pamplona, na região central, após semáforos ficarem desligados por causa de apagão; bairros das zonas oeste e sul da capital foram os mais afetados
Fábio Vieira/FotoRua/Folhapress Trânsito congestion­ado na avenida Paulista, perto da rua Pamplona, na região central, após semáforos ficarem desligados por causa de apagão; bairros das zonas oeste e sul da capital foram os mais afetados

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil