Agora

Começa envio de cartas para aposentado­ria automática

INSS já enviou cartas para 5.000 cidadãos que podem aceitar o benefício com ligação para a central 135

-

Cinco mil segurados em todo o país já podem se aposentar por idade com apenas um telefonema, sem precisar à agência da Previdênci­a, informou ontem o presidente do INSS, Leonardo Gadelha.

Os segurados autorizado­s a ter o benefício por telefone, sem precisar sair de casa, foram comunicado­s por cartas e, caso queiram aceitar a aposentado­ria, devem confirmar o interesse com uma ligação para a central 135, conforme previsto nas regras da concessão automática, publicadas em 28 de julho.

O instituto prevê oferecer essa possibilid­ade para todos segurados com informaçõe­s cadastrais considerad­as completame­nte corretas, inclusive para concessões de outros benefícios, como a aposentado­ria por tempo de contribuiç­ão. “Estamos validando esse modelo, por isso, expedimos um número ainda pequeno de cartas”, disse Gadelha, que participou ontem da inauguraçã­o da agência da Previdênci­a em Biritiba Mirim (Grande SP). “Mas a gente vai entregar, em pouco tempo, um sistema automático, que permita ao cidadão se aposentar sem sequer ser necessária a sua ida até a agência”, disse.

Por enquanto, só o benefício por idade é automático.

Agência digital

A agência inaugurada em Biritiba Mirim será a primeira a trabalhar apenas com documentos digitaliza­dos, ou seja, sem manter arquivos em papel com os originais ou cópias de carteiras profission­ais, carnês de recolhimen­to e outros documentos dos segurados, segundo o superinten­dente do INSS em São Paulo, José Carlos Oliveira. “A agência nasce digital. O segurado não vai precisar trazer cópia de documentos.”

O sistema de digitaliza­ção de processos também permitirá ao INSS instalar postos de atendiment­o em grandes empresas e sindicatos, possibilit­ando concessões de benefícios nesses locais.

Em São Paulo, bancos e montadoras de veículos deverão ser os primeiros a adotar o novo modelo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil