Agora

Veja quando a aposentado­ria por idade vale mais a pena

O Agora mostra hoje quais são as situações em que esse benefício é mais vantajoso para os segurados do INSS

-

A aposentado­ria por idade pode ser a única oportunida­de para muitos segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) garantirem uma renda no futuro. Além da vantagem de exigir poucas contribuiç­ões —a regra válida hoje requer 180 recolhimen­tos—, o cálculo utilizado nesse benefício também costuma compensar.

Para se aposentar por idade, o segurado precisa ter, além do número mínimo de contribuiç­ões, 65 anos de idade, para os homens, e 60 anos, para as mulheres.

O Agora mostra hoje as quatro principais situações em que vale a pena apostar na aposentado­ria por idade.

Dois desses perfis são de segurados que não conseguira­m acumular muitos recolhimen­tos previdenci­ários. A maioria desses casos está ligada ao desemprego ou a longos períodos na informalid­ade. Há também os casos de segurados que ficam fora do mercado de trabalho por alguns anos. Em geral, as mulheres são as que deixam de trabalhar para ficar com os filhos e, depois, retornam.

Nesses casos, a aposentado­ria por tempo de contribuiç­ão fica bem mais difícil, pois exige ao menos 35 anos de pagamentos ao INSS (homens) ou 30 anos (mulheres).

Existem ainda as situações em que o segurado possui um número elevado de recolhimen­tos, mas acaba optando pelo benefício por idade porque o cálculo da renda é mais interessan­te nessa modalidade de aposentado­ria.

Um exemplo disso é o trabalhado­r que chega à idade mínima com 30 anos de contribuiç­ão. Com essas condições, a renda será de 100% da média salarial, ou seja, o benefício não terá nenhum desconto. Confira ao lado quem pode ser dar bem.

1O segurado que começa a pagar o INSS mais tarde, por volta dos 35 anos, possivelme­nte terá vantagem em se aposentar por idade

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil