Agora

Gestão Doria diz que vai contratar empresas para fazer obras

- (RS)

A Secretaria Municipal de Serviços e Obras, da gestão João Doria (PSDB), disse que lançou no dia 23 de setembro a licitação para contratar as empresas que farão os projetos de manutenção dos 15 viadutos e pontes da capital. As obras foram definidas a partir de vistorias feitas por engenheiro­s da prefeitura e do estudo da Sinaenco.

A elaboração dos projetos custará R$ 8,6 milhões, financiado­s pelo Fundo Municipal de Desenvolvi­mento de Trânsito.

A secretaria disse que nenhuma das vistorias apontou risco à população. “Caso contrário, a estrutura teria sido interditad­a”, disse, na nota.

Segundo a gestão Doria, serão contratada­s cin- co empresas e cada uma ficará responsáve­l pelo projeto de três pontes ou viadutos.

A prefeitura disse ainda que as obras deveriam ter sido feitas pela gestão Fernando Haddad (PT), que não cumpriu um acordo com o Ministério Público. Procurada, a assessoria de Haddad não respondeu até a conclusão desta edição.

Um estudo realizado pelo Sinaenco (Sindicato Nacional da Arquitetur­a e da Engenharia Consultiva) apontou que 73 dos 185 viadutos e pontes da capital estão com problemas em suas estruturas e necessitam de reparos.

Os 15 piores deverão ser recuperado­s primeiro. Uma licitação já foi aberta pela gestão João Doria (PSDB) para contratar empresas para fazer as obras (leia abaixo).

Foram analisadas a estrutura, a funcionali­dade e a durabilida­de dos viadutos e das pontes com maior movimento do centro expandido da capital. Para realizar o estudo, foi feita uma inspeção visual por técnicos de empresas associadas.

Os principais problemas encontrado­s foram: ferragem exposta, fissuras, concreto solto, juntas de dilatação deteriorad­as e vegetação no meio das estruturas.

A ponte Jânio Quadros, na Vila Maria (zona norte), foi a que teve mais problemas apontados pelos técnicos, como corrosão e rompimento da ferragem de algumas vigas e marcas de veículos.

Segundo o engenheiro Gilberto Giuzio, coordenado­r do estudo do Sinaenco, nenhum viaduto ou ponte corre o risco de desabar. Porém, placas de concreto de alguns deles podem se soltar e cair.

“Na inspeção visual, o que foi apresentad­o é que uma placa de concreto pode se soltar. Mas em nenhuma hipótese [o viaduto] corre o risco de cair”, afirmou.

Giuzio afirmou que os viadutos e pontes não precisam de uma reforma urgente, mas é preciso fazer os reparos, pois os problemas apontados podem piorar e o custo dos reparos aumentar.

O ideal, diz o engenheiro, é que a prefeitura faça manutenção constante nas estruturas. “O custo da manutenção preventiva é muito menor do que a corretiva. Ele cresce em progressão geométrica”, afirma. “Se não tiver manutenção, os problemas resolvidos vão voltar novamente”, afirmou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil