Agora

Independên­cia deve ser adiada

- (FSP)

Um dia após o plebiscito separatist­a marcado pela violência policial, o governo Catalão pediu ontem uma mediação internacio­nal para resolver a crise e deu sinais de que a declaração unilateral de independên­cia não será imediata.

O presidente catalão, Carles Puigdemont, disse a jornalista­s que não quer uma ruptura traumática. “Queremos um novo entendimen­to com o Estado espanhol.”

Na véspera, seu governo havia declarado que 90% dos eleitores votaram “sim” na consulta pela separação do território da Espanha. Apenas 2,2 milhões de pessoas, 42% do eleitorado, participar­am.

Estava previsto que o Par- lamento catalão declarasse a independên­cia 48 horas após o voto. Mas o pedido por mediação deve desacelera­r o processo. O governo regional sinaliza, ainda, que vai agendar a discussão legislativ­a apenas amanhã. A declaração pode ocorrer só na próxima semana.

As autoridade­s centrais em Madri não reconhecem o plebiscito, considerad­o ilegal pelo Tribunal Constituci­onal, e não vão aceitar a declaração de independên­cia, que não deve ter apoio da comunidade internacio­nal.

Apesar dos pedidos do governo catalão por mediação, a resposta de outros países e da União Europeia foi morna, apoiando a manutenção da lei por Madri —ainda que cri- ticando o uso da força. O Parlamento Europeu vai debater o assunto na quarta.

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, estuda agora como reagir ao desafio separatist­a. Ele se reuniu com as principais forças políticas para buscar apoio ao seu argumento de que está apenas defendendo a lei no país. Uma das opções atuais de Madri é aplicar o chamado Artigo 155, que revoga temporaria­mente a autonomia catalã e permite a imposição de eleições.

Centenas de pessoas protestara­m ontem contra a violência diante da sede da polícia em Barcelona. Com bandeiras catalãs, eles gritavam “covardes” e “as ruas serão sempre nossas”.

 ?? Yves Herman/Reuters ?? Ontem foi dia de manifestaç­ões de catalães contra a violência policial, na sede da polícia de Barcelona
Yves Herman/Reuters Ontem foi dia de manifestaç­ões de catalães contra a violência policial, na sede da polícia de Barcelona

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil