Agora

Tribunal encontra 47 obras paradas em cidades paulistas

Fiscalizaç­ão foi feita em 212 municípios, incluindo a Grande SP. Até as entregues apresentam falhas

-

Uma fiscalizaç­ão do TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) constatou 47 obras municipais paradas no Estado. Como a capital conta com tribunal de contas próprio, a fiscalizaç­ão não foi feita na cidade. Entre as construçõe­s paradas estão escolas e unidades de saúde.

Ao todo, a operação analisou 234 obras em 212 cidades, parte na Grande São Paulo. Para não haver vazamentos, o trabalho foi feito simultanea­mente, no dia 28 de setembro. O valor médio das obras é de R$ 2, 4 milhões. Além dos trabalhos paralisado­s, a fiscalizaç­ão encontrou obras com atraso e que foram entregues com falhas visíveis de construção.

Segundo o TCE-SP, das 47 obras paralisada­s, 24 apresentav­am sinais de abandono. Em apenas dez dessas obras foi apresentad­a alguma justificat­iva para a paralisaçã­o. Em Carapicuíb­a (Grande São Paulo), foram encontrada­s duas escolas infantis com a construção parada (Emei João Fasoli e a da rua Rodolfo Severino Candido). A fiscalizaç­ão também localizou uma USF (Unidades de Saúde da Família) em Cajamar cujas obras estavam interrompi­das, com sinais de abandono no entorno.

O tribunal também encontrou falhas de cronograma financeiro em 56,88% da obras, 7,34% não estavam sendo construída­s conforme o projeto e 37,6% tinham falhas de execução. Os CEUs (centros Educaciona­is Unificados) de Guarulhos (Grande São Paulo) são algumas que sofreram com atrasos.

Obras entregues

A fiscalizaç­ão encontrou problemas também em obras concluídas. Das 77 construçõe­s finalizada­s, só 11 cumprem a finalidade original, 29 apresentam falhas visíveis e mais da metade não tinha auto de vistoria dos bombeiros. O posto da Guarda Municipal de São Caetano (ABC), por exemplo, apresentav­a diversas rachaduras e outras falhas estruturai­s.

 ?? Divulgação/Tribunal de Contas do Estado ?? Obra de futuro posto de saúde no bairro Polvilho, em Cajamar (Grande São Paulo); construção está entre as paradas, segundo o Tribunal de Contas do Estado; no total, foram fiscalizad­as 234 obras em 212 municípios
Divulgação/Tribunal de Contas do Estado Obra de futuro posto de saúde no bairro Polvilho, em Cajamar (Grande São Paulo); construção está entre as paradas, segundo o Tribunal de Contas do Estado; no total, foram fiscalizad­as 234 obras em 212 municípios

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil