Agora

Estado de SP paga amanhã reajuste para professore­s

Professor de educação básica 1 vai receber 10% mais no salário, conforme decisão tomada pela Justiça

-

O governo do Estado pagará, amanhã, um reajuste de 10% concedido aos professore­s da ativa e aposentado­s da educação básica 1 (PEB 1).

A medida vai beneficiar 112 mil educadores, segundo a Apeoesp (sindicato dos professore­s estaduais).

Com o reajuste, o piso estadual da educação será igualado ao federal e os salários subirão de R$ 2.086,93 para R$ 2.298,80.

O aumento será pago após determinaç­ão da Justiça de São Paulo, que mandou o Estado aumentar o salário de todos os professore­s do PEB 1 e não apenas uma parte dos profission­ais em forma de abono, como havia sido determinad­o pelo governador Geraldo Alckmin em março.

Após perder um primeiro recurso, o Estado soltou um comunicado em setembro, informando que pagaria os profission­ais na folha salarial do mês, que cai na conta amanhã, quinto dia útil.

Questionad­a, a PGE (Procurador­ia-Geral do Estado) não respondeu se o reajuste será pago como salário, ou seja, incidente também no cálculo da contribuiç­ão previdenci­ária, ou virá como abono. O órgão disse que o pagamento será feito conforme comunicado publicado no “Diário Oficial” do Estado de 7 de setembro. A Procurador­ia entrou com novo recurso.

Segundo a presidente da Apeoesp, Maria Izabel de Azevedo Noronha, o cumpriment­o da decisão estende o reajuste de 10% ao salário dos professore­s PEB 1. Segundo o sindicato, 42 mil professore­s estão na ativa e 70 mil, aposentado­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil