Agora

Vigia põe fogo em creche e matta 4 ccrriiançç­ass em Minas

Funcionári­o entrou na escola e ateou fogo em si mesmo e nos alunos. Ele morreu. Há 25 feridos

- (UOL e FSP)

Janaúba (MG) O segurança de uma creche municipal de Janaúba (MG), a 554 km de Belo Horizonte, ateou fogo em crianças e em si mesmo dentro da unidade ontem de manhã, matando uma menina e três meninos de 4 anos e deixando 25 feridos. O vigia também morreu.

O ataque aconteceu no centro de educação infantil Gente Inocente. Dos 25 feridos, 22 são crianças, a maioria em estado grave. Entre os adultos, o caso mais grave é o da professora Heley Abreu Batista, que teve 90% do corpo queimado.

O ataque feito por Damião Soares dos Santos, 50 anos, foi premeditad­o, segundo a polícia, que encontrou galões com combustíve­l na casa dele. A polícia afirmou que Santos “tinha problemas mentais e era obcecado por crianças” (leia texto abaixo).

O prefeito de Janaúba, Carlos Isaildon Mendes (PSDB), afirmou que Santos retornaria de férias ontem. O segurança fazia a vigilância noturna na creche havia oito anos. A unidade, que funciona em período integral, tem capacidade para 82 crianças e estava cheia. “Ele entrou na escola dizendo que iria entregar um atestado médico, alegando que não passava bem. Mas estava com um balde, e jogou o que seria álcool, que estava nesse balde, no próprio corpo, e no corpo das crianças”, afirmou.

Segundo testemunha­s, Santos colocou fogo ao próprio corpo em uma das três salas da creche e, em seguida, foi em direção às crianças. Parte estava no pátio, onde havia uma atividade da Semana da Criança.

Berçário

O prefeito disse que a tragédia “poderia ter sido pior”, já que a sala onde Santos entrou tinha crianças de até cinco anos. “A sala ao lado era a do berçário, e evacuar crianças dali seria muito mais difícil. Onde ele atacou as vítimas são maiorzinha­s e muitas conseguira­m escapar”, afirmou. A maioria das crianças feridas foi transferid­a para hospitais de Montes Claros e de Belo Horizonte.

O presidente Michel Temer (PMDB) disse lamentar as mortes. “Lamento imensament­e essa tragédia das crianças em Janaúba, eu que sou pai. Deve ser uma perda dolorosa. Quero expressar minha solidaried­ade às famílias”, afirmou.

 ?? Moises Silva/Agência O Globo ?? Criança ferida no ataque à creche de Janaúba (MG) chega a hospital de Montes Claros, cidade vizinha; entre os feridos, 22 são alunos da unidade, a maioria em estado grave; professora teve 90% do corpo queimado
Moises Silva/Agência O Globo Criança ferida no ataque à creche de Janaúba (MG) chega a hospital de Montes Claros, cidade vizinha; entre os feridos, 22 são alunos da unidade, a maioria em estado grave; professora teve 90% do corpo queimado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil