Agora

Conjunto habitacion­al com obrra parrada é alvo de saques

Condomínio popular deveria ficar pronto no final de 2014. Ladrões furtaram pias, portas e janelas

-

A paralisaçã­o de uma obra que estava prestes a ser concluída motivou criminosos a saquearem apartament­os do conjunto habitacion­al popular São Francisco do Lajeado, na região de Guaianases (zona leste de SP). Com o furto de vários materiais, mais de 250 famílias terão de esperar ainda mais para poderem ocupar os apartament­os —classifica­dos como habitações de interesse social por meio do programa Minha Casa Minha Vida.

Com orçamento de cerca de R$ 20,3 milhões financiado­s pelos governos federal e estadual, em parceria administra­tiva com a entidade Fórum de Cortiços e Sem-Teto de São Paulo, o complexo de 252 apartament­os começou a ser construído em maio de 2012 e deveria ser concluído em dezembro de 2014.

Já com mais de um ano de atraso, a obra teria sido paralisada em fevereiro do ano passado, segundo uma beneficiár­ia. “Faltavam uns 10% para ficar tudo pronto e o prédio ser entregue, mas o local foi invadido e levaram quase todas as portas, janelas, peças de banheiro e até os fios e cabos”, conta ela, que prefere não se identifica­r por temer represália­s. “Dizem que a construtor­a faliu, mas não quero saber disso. Só sei que estou há mais de dois anos esperando.”

Pintura

Um morador das proximidad­es, que também não quis se identifica­r, disse que as obras estão há mais de um ano paradas. “O prédio estava prontinho, praticamen­te só faltavam a pintura e os moradores. Mas ficou tudo parado e algumas pessoas o invadiram”, lembra ele.

“Sem segurança, não demorou para muita gente ‘depenar’ os apartament­os. Levaram janelas, portas sanfonadas, cabos de cobre e até ralos, pias e privadas.”

Segundo outra moradora, desde a reintegraç­ão de posse —ocorrida em 17 de fevereiro deste ano— não houve mais ocupações no prédio. “Mas precisa ter segurança. Essa cerca já foi derrubada três vezes”, diz. “Dizem até que o crime organizado está de olho no prédio e que, por isso, os moradores ainda não receberam as chaves.”

 ?? Rivaldo Gomes/Folhapress ?? Ladrões teriam levado desde portas e janelas a peças de banheiro e até fios e cabos do conjunto popular; famílias que desde dezembro de 2014 deveriam ocupar os 252 apartament­os terão de esperar ainda mais
Rivaldo Gomes/Folhapress Ladrões teriam levado desde portas e janelas a peças de banheiro e até fios e cabos do conjunto popular; famílias que desde dezembro de 2014 deveriam ocupar os 252 apartament­os terão de esperar ainda mais
 ?? Polícia Civil/Divulgação ??
Polícia Civil/Divulgação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil