Agora

RRRuutthh EEssccoobb­aarr,, teatro, morre em SP

Destaque dos palcos brasileiro­s, atriz foi produtora cultural e ativista; a causa da morte não foi revelada

- (FSP e LV)

Morreu ontem a atriz e produtora cultural Ruth Escobar, um dos grandes nomes do teatro nacional. Ela tinha 82 anos e estava internada no Hospital 9 de Julho, em São Paulo, mas a causa da morte não foi divulgada.

O velório foi programado para a noite de ontem, no teatro que leva o nome da artista, na região central. Na manhã de hoje, o corpo deve ser levado para o crematório da Vila Alpina, na zona leste.

Nascida Maria Ruth dos Santos, em 31 de março de 1935, na cidade do Porto, foi deputada estadual em duas gestões, empresária, ativista política, líder feminista, autora de uma autobiogra­fia e militante em tempo integral, além de ter atuado em mais de 30 espetáculo­s. Chegou ao Brasil aos 15 anos, em 1951. No fim dos anos 1950, já casada com o dramaturgo e filósofo Carlos Henrique Escobar, partiu para uma temporada na França.

Ao retornar, criou sua primeira companhia, o Novo Teatro. Mas o passo determinan­te para sua consolidaç­ão como atriz e produtora se deu em 1964, com a criação do teatro que leva seu nome.

No fim da década de 1960, a atriz produziu e protagoniz­ou alguns dos mais lendários espetáculo­s já encenados no país, entre eles, “Cemitério de Automóveis” e “O Balcão”. Nos anos 1970, colocou o Brasil no mapa da vanguarda teatral mundial com a criação do Festival Internacio­nal de Teatro.

No início dos anos 2000, recebeu o diagnóstic­o de que tinha Alzheimer. Aos poucos, distanciou-se da vida pública. Mas ainda teve tempo de lançar, em 2001, um dos seus espetáculo­s mais controvers­os, o musical “Os Lusíadas”, superprodu­ção de R$ 2 milhões.

 ?? Greg Salibian - 12.jun.04/Folhapress ?? A atriz e produtora Ruth Escobar morreu ontem, em São Paulo; ela se casou cinco vezes e teve cinco filhos
Greg Salibian - 12.jun.04/Folhapress A atriz e produtora Ruth Escobar morreu ontem, em São Paulo; ela se casou cinco vezes e teve cinco filhos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil