Agora

Harrison Ford volta ao mesmo personagem 35 anos depois

- (FS)

A principal conexão entre “Blade Runner - O Caçador de Androides”, de 1982, e o novo filme em cartaz é o personagem Deckard, vivido por Harrison Ford. O ator, que fez o filme original aos 40 anos e hoje tem 75, volta agora para a pele do mesmo personagem.

Caçador de androides no primeiro longa, Deckard se apaixona por uma replicante e até deixa no ar a dúvida se ele mesmo não seria um androide. Afinal, qual é a diferença entre humanos e máquinas se elas aprenderam até a sentir?

A magia de “Blade Runner” na década de 1980 foi prever um futuro distante. “É engraçado, pois o clássico se passa em 2019 e estamos chegando lá. Eles fizeram previsões muito próximas... Tirando os carros voadores, é claro”, brinca Henrique Granado, 38 anos, coordenado­r do Conselho Jedi do Rio de Janeiro. “A forma como o longa apresenta os Estados Unidos, com influência­s orientais e anúncios em prédios com telões de LED, já está por aí”, lembra Granado.

Naquela época era mais simples deixar a imaginação correr solta, pois não havia nada digital. “Acredita-se que muitos filmes tenham até inspirado os cientistas. Os celulares StarTAC, por exemplo, foram homenagem à série ‘Star Trek’, que representa­va esses aparelhos”, diz Granado, referindo-se ao famoso modelo da marca Motorola.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil