Agora

Inalação de fumaça e gás tóxico trazem preocupaçã­o aos médicos

- (FSP e UOL)

Janaúba (MG) A Prefeitura de Janaúba (MG) começou a fazer uma busca por crianças que estavam na creche no momento do incêndio e não foram atendidas em postos de saúde. Ontem, o número de feridos aumentou para 41 —anteontem, eram 21. Mais vítimas começaram a ser encaminhad­as a hospitais por terem inalado fumaça e com dificuldad­e para respirar.

“Tinha mais de 80 crianças na creche, estamos fazendo busca ativa, indo de casa em casa. Às vezes a criança está bem, aparenteme­nte, para os pais. Começa a tossir, o nariz sangra, logo tampa a glote e ela pode asfixiar”, disse a conselheir­a tutelar Gabriela Rodrigues Castro.

A experiênci­a de socorro a vítimas no incêndio da boate Kiss, quando 243 pessoas morreram, em Santa Maria (RS), alertou autoridade­s de Minas sobre a necessidad­e de fornecer atendiment­o médico a todos que tiveram contato com a fumaça do incêndio em Janaúba.

Segundo especialis­tas, a inalação de fumaça, gases tóxicos e partículas durante o incêndio pode tanto colocar em risco pessoas que nem tiveram contato direto com as chamas, como agravar o quadro de queimados.

Segundo o major Claudio Azevedo, médico que coordenou equipes em um hos- pital em Santa Maria, pelas informaçõe­s iniciais, o incêndio de Janaúba pode não ter tido o fator agravante dos gases tóxicos, que em Santa Maria foram liberados pelo isolamento acústico da Kiss.

Luciano Chaves, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, diz que a preocupaçã­o dos médicos é com a queimadura de vias respiratór­ias. “As queimadura­s, além do comprometi­mento da superfície corporal, tem a gravidade do comprometi­mento pulmonar.”

Três crianças de 2, 3 e 5 anos, tiveram queimadura­s nas vias aéreas, respiram por aparelhos e estão em estado grave.

 ?? Uarlen Valerio/O Tempo/Agência O Globo ?? Criança ferida chega ao Hospital João 23, em Belo Horizonte (MG), um dia após a tragédia na cidade de Janaúba; número de feridos aumentou para 41
Uarlen Valerio/O Tempo/Agência O Globo Criança ferida chega ao Hospital João 23, em Belo Horizonte (MG), um dia após a tragédia na cidade de Janaúba; número de feridos aumentou para 41
 ??  ?? Renan Nicolas dos Santos Silva
Renan Nicolas dos Santos Silva
 ??  ?? Yasmin Medeiros Sabino
Yasmin Medeiros Sabino

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil