Agora

Secretaria não diz quando entrega será normalizad­a

- (RS)

A Secretaria Municipal da Saúde, da gestão João Doria (PSDB), disse em nota que houve um “desabastec­imento pontual” devido à licitação, que está em andamento para comprar os kits do programa Mãe Paulistana.

Segundo a secretaria, por conta do alto valor do processo de compra, foi necessário realizar uma consulta pública, “para garantir a transparên­cia do processo, o que demandou tempo”, disse a pasta na nota.

A secretaria disse que uma das empresas participan­tes entrou com pedido de esclarecim­entos sobre o processo li- citatório. Se o pedido for acolhido, pode impugnar o pregão. Assim que o pregão for realizado, a secretaria disse que cobrará urgência na entrega dos materiais. A secretaria não disse quando a entrega será normalizad­a.

O Hospital Amparo Material afirmou que não recebe os kits desde abril e que não há informação da prefeitura de quando a entrega será normalizad­a.

O hospital orienta os pacientes que reclamaçõe­s e questionam­entos sobre a falta dos kits sejam feitos ao programa pelo Alô Mãe Paulistana (0800-200-0202).

A gestão do prefeito João Doria (PSDB) deixou de repassar às 15 maternidad­es municipais e conveniada­s o enxoval para recém-nascidos. O kit faz parte do programa Mãe Paulistana, criado em 2006 na gestão Gilberto Kassab (PSDB), e contém roupas para o bebê, toalha de banho e cobertor.

Os kits são entregues às mães que moram na capital no dia em que elas recebem alta da maternidad­e.

No Hospital Amparo Maternal, na Vila Mariana (zona sul), a prefeitura não repassa os kits desde abril, de acordo com a Associação Congregaçã­o de Santa Catarina, gestora da unidade.

Pacientes que tiveram alta ontem da maternidad­e confirmara­m à reportagem que não receberam o kit. Funcionári­as também disseram que “há meses” a prefeitura não repassa o kit ao hospital.

A dona de casa Rosa Maria Guerra, 30 anos, disse ontem, após ter alta, que esperava receber o enxoval, mas saiu do hospital sem o kit.

“Eu até perguntei às funcionári­as, mas elas disseram que não estavam recebendo. Seria interessan­te ter ganhado”, afirmou Rosa, mãe de Alice, que nasceu na última quarta-feira.

A dona de casa Tamires de Jesus Souza, 26 anos, também teve alta ontem, mas não recebeu o kit. “Eu sabia do enxoval, mas ninguém falou nada. Não estava contando com ele, mas, se viesse, seria bom”, afirmou Tamires, mãe de Vinícius, que também nasceu na quarta.

O entregador Diego Lima Pereira, 24 anos, disse que sua mulher, Lidiane Freire Melo, 22 anos, não recebeu o enxoval. Ela deu à luz Braian no dia 25 de setembro, também no Amparo Maternal, mas eles nem sabiam que tinham direito ao kit. “Seria ótimo se tivesse [o enxoval]. Mas sei que tem gente que precisa mais do que nós”, afirmou Diego.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil