Agora

Justiça manda soltar Battisti

- (FSP)

O desembarga­dor José Marcos Lunardelli, do TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), concedeu ontem habeas corpus ao italiano Cesare Battisti, preso em Mato Grosso do Sul.

A defesa recorreu da decisão do juiz federal Odilon de Oliveira, que determinou sua prisão provisória durante audiência de custódia na Justiça Federal em Corumbá (MS).

Battisti foi detido por evasão de divisas na quarta-feira ao tentar atravessar a fronteira com a Bolívia portando dólares e euros no valor equivalent­e a pouco mais de R$ 23 mil (1.300 euros e US$ 6.000).

Em nota, a defesa de Battisti diz que “está adotando as providênci­as cabíveis” para que ele fosse solto ainda na noite de ontem.

A defesa do italiano também foi ao STF (Supremo Tribunal Federal) ontem pedir ao ministro Luiz Fux uma liminar (decisão provisória) para evitar que ele seja expulso, deportado ou extraditad­o do país.

A reportagem apurou que, para o Ministério da Justiça, a suposta tentativa de fuga de Battisti para a Bolívia deve acelerar a decisão do pre- sidente Michel Temer sobre o pedido da Itália para entregar o italiano.

Battisti foi condenado a prisão perpétua na Itália sob a acusação de quatro assassinat­os. Ele integrava grupos de esquerda.

Em 2004, ele veio para o Brasil. Foi preso em 2007 e, em 2009, o STF autorizou a extradição, negada pelo então presidente Lula.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil