Agora

Depois de prisão, Nuzman e COB são suspensos pelo COI

Comitê internacio­nal reagiu após o cartola brasileiro ser alvo de investigaç­ão sobre compra de votos

- (FSP)

Um dia após a prisão de Carlos Arthur Nuzman, 75 anos, o Comitê Executivo do COI (Comitê Olímpico Internacio­nal) anunciou que o presidente do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), preso quinta-feira pela Polícia Federal, foi suspenso de suas funções na entidade. Nuzman era membro honorário do COI e integrava a comissão de coordenaçã­o para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020.

Além disso, o comitê internacio­nal suspendeu o Comitê Olímpico Brasileiro.

Com a punição, o COB está impedido de receber pagamentos e subsídios repassados pelo COI. O comitê nacional também perde seus direitos como filiado ao COI, como fazer parte de associaçõe­s de comitês olímpicos.

Apesar disso, o COI ressaltou que os atletas brasileiro­s não serão prejudicad­os. O país poderá enviar delegação para os Jogos Olímpicos de Inverno, que ocorrerão em f evereiro próximo, em PyeongChan­g, na Coreia do Sul, e para outros eventos.

Bolsas escolares a atletas do país, geralmente concedidas por meio do programa Solidaried­ade Olímpica, também estão mantidas.

As sanções, que são provisória­s, passam a vigorar de imediato. Elas só serão derrubadas quando a liderança do COB apresentar um plano de governança que satisfaça o comitê executivo do COI.

Na mesma nota divulgada, o COI afirmou que encerrou toda e qualquer obrigação com o Comitê Organizado­r dos Jogos do Rio, do qual Nuzman é presidente. Assim, o COI não dará um centavo ao Rio-2016, que hoje ainda tem uma dívida de quase R$ 130 milhões.

 ?? Bruno Kelly - 5.out.17/Reuters ?? Carlos Arthur Nuzman é levado por policiais federais para a prisão; cartola foi suspenso pelo COI e tirado da comissão de coordenaçã­o dos Jogos de Tóquio
Bruno Kelly - 5.out.17/Reuters Carlos Arthur Nuzman é levado por policiais federais para a prisão; cartola foi suspenso pelo COI e tirado da comissão de coordenaçã­o dos Jogos de Tóquio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil