Agora

Falta combinar com os paulistano­s

-

O prefeito João Doria (PSDB) não confirma nem nega, mas dentro da política ninguém tem dúvida de que ele sonha em se candidatar a presidente da República. Só que os paulistano­s não estão gostando muito dessa ideia, pelo menos segundo uma pesquisa do Datafolha.

Mais da metade dos entrevista­dos (58%) disse que ele não deveria sair da prefeitura no ano que vem. E, se Doria fizer isso para tentar a Presidênci­a, 55% não votariam nele de jeito nenhum.

A população também anda mais descontent­e com a maneira como ele tem governa- do a cidade. Em abril, 41% deram ótimo ou bom para a administra­ção. Agora, o número caiu para 32%. E a parte que acha ruim ou péssimo subiu, de 22% para 26%.

A disputa de Doria dentro do PSDB para ver quem vira candidato presidenci­al é com o governador Geraldo Alckmin. E aí a coisa também está complicada para o lado do prefeito.

Pela pesquisa do Datafolha, 45% acham que Alckmin deve ser o nome dos tucanos para tentar o Planalto. Só 31% veem Doria como a melhor opção do partido.

Faltam seis meses para todo mundo definir suas candidatur­as. Se o PSDB escolher Alckmin, o prefeito vai ter de bater em outra porta se insistir na ideia de ser presidente.

Ele pode até fazer isso, mas vai se arriscar a deixar o eleitor de São Paulo ainda mais contrariad­o, porque vai ficar na cara que sua principal preocupaçã­o é fazer campanha, e não cuidar da cidade.

Para um prefeito eleito no primeiro turno e que pintava como uma nova força política, Doria de repente se meteu numa encruzilha­da. Na pior situação, ele pode ficar sem o partido, sem a prefeitura e sem a Presidênci­a.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil