Agora

Primeiro milagre da padroeira foi surgimento de peixes para pescadores

- (TC)

Aparecida Nossa Senhora Aparecida tem cinco milagres principais atribuídos a ela após ser encontrada nas águas do rio Paraíba.

O primeiro deles, talvez o mais conhecido, foi o da pesca milagrosa. Pescadores da região receberam a missão de buscar peixes em outubro, fora da temporada, por conta da visita ilustre do então conde de Assumar Pedro Miguel de Almeida, governador da Capitania de São Paulo, segundo o padre Valeriano dos Santos, professor e diretor da Faculdade de Teologia da PUC-SP (Pontifícia Universida­de Católica de SP).

Três pescadores de Roseira, cidade vizinha, Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso, navegaram por 11 km, sem sucesso. “Após várias tentativas infrutífer­as, desceram o curso do rio até o porto Itaguaçu. Já tinham quase desistido, quando João Alves jogou sua rede novamente. Mas ao invés de peixes, apanhou o corpo de uma imagem da Virgem Maria sem a cabeça”, afirma o padre. Ao lançar a rede novamente, a cerca de 50 metros dali, perto de onde hoje é o Santuário Nacional, Alves encontrou a cabeça da imagem, em um lenço, que encaixava com o corpo. “A partir dali, surgiram muitos peixes. Esse foi o primeiro milagre atribuído à Santa”, conta. Ali surgiu a “santa aparecida no rio”, que passou a ser venerada.

Outro foi quando o escravo Zacarias, que ia ser açoitado por fugir, pediu para rezar aos pés da já notória imagem da Santa. “As pesadas correntes se soltaram e ele ganhou a liberdade”, diz o padre. Elas estão em exposição no museu do Santuário.

Mais um milagre foi o da menina cega que começou a enxergar. Em 1874, ela viajou a pé por três meses com sua mãe de Jaboticaba­l até Aparecida, por cerca de 480 km. Ao chegarem, ainda na estrada, a menina enxergou a capela da Santa.

Outro milagre é do cavalheiro que tentou entrar na igreja velha com seu cavalo, em um gesto de provocação, mas as patas do animal ficaram presas aos degraus. O quinto milagre aconteceu quando um grupo rezava o terço e velas acenderam sem que ninguém as tocasse. visitou a Santa em 22 de agosto de 1822, poucos dias antes de proclamar a Independên­cia do Brasil O imperador estiveram em 1843 e em 1865 na capela de Aparecida para rezar diante da imagem

Em 8 de setembro de 1904, Nossa Senhora foi

Em 1978, a imagem foi alvo de um ataque, sendo

A restauraçã­o foi feita no Masp, pela artista plástica Maria Helena Chartuni A imagem de Nossa Senhora virou em 2012

 ?? Rivaldo Gomes/Folhapress ?? A Basílica Velha, onde a imagem de Nossa Senhora ficou até a construção do santuário, nos anos 1980
Rivaldo Gomes/Folhapress A Basílica Velha, onde a imagem de Nossa Senhora ficou até a construção do santuário, nos anos 1980
 ??  ?? Seu nome oficial
Seu nome oficial

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil