Agora

Nos EUA, 30% dos adultos têm armas

Polarizaçã­o sobre o tema aumentou na última década e só perde para o muro na fronteira mexicana

- (FSP)

Estudo mostrou que 30% da população adulta dos Estados Unidos têm arma em casa. Deste grupo, 29% têm cinco ou mais armas e 67% destes entrevista­dos dizem tê-las para proteção. A pesquisa, do Pew Research Center, foi publicada em junho.

Depois do maior ataque a tiros da história dos EUA, na noite do último domingo, em Las Vegas, onde morreram 59 pessoas e mais de 500 ficaram feridas, a parcela armada da população contesta o clamor imediato por mais rigor à venda de armas.

Neste grupo, apenas 29% dizem que leis mais restritas contribuir­iam para reduzir o número de ataques em massa. A maioria (53%) afirma que não faria diferença. Entre os que não possuem armas, 56% acreditam que mais limitações ao comércio de armamentos significar­iam menos mortes.

A divisão no país sobre o tema é ainda mais profunda no recorte partidário. Enquanto 76% dos americanos que se identifica­m como republican­os consideram mais importante proteger o direto ao porte de armas do que limitar o acesso a elas, do lado democrata apenas 22% concordam com isso.

A diferença (54 pontos percentuai­s) subiu na última década. Em 2008, 47% dos republican­os e 30% dos democratas concordava­m sobre maior necessidad­e de proteger os direitos a ter armas.

Hoje, o tema só perde em polarizaçã­o para a proposta do presidente Donald Trump de construção de um muro na fronteira com o México.

Uma maior divisão foi vista depois de ataques como o da escola primária Sandy Hook, em Newtown, Connecticu­t, que matou 26 (sendo 20 crianças) em 2012, e na boate gay Pulse, em Orlando, onde 49 morreram em 2016.

Após as duas chacinas, parlamenta­res democratas tentaram passar projetos de lei com maior controle para a venda de armas, sem sucesso. Do outro lado, o lobby de armas reforçou a atuação no Congresso.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil