Agora

Classe C busca consórcio para ter carro novo

Turbinadas pela crise, vendas de consórcios batem recorde anual; consumidor deve ter cuidado ao contratar

-

As vendas de consórcios bateram em julho o recorde do ano, com 202,5 mil novas adesões e 9% de cresciment­o, segundo dados do setor.

As classes C e D concentram a maior parte dos investidor­es nesse tipo de financiame­nto, que em 83% dos casos é utilizado para comprar carros e motos, segundo a Abac (associação de administra­doras de consórcios).

O presidente da associação, Paulo Roberto Rossi, diz que o mercado de consórcios está em constante alta. “A evolução vem desde o ano passado e é decorrente de uma mudança de comportame­nto do consumidor. Depois da crise, ele começou a ficar atento às finanças e substituiu compras por impulso pelo planejamen­to”.

De acordo com o perfil do consorciad­o traçado pela Abac, as classes C e D representa­ram 84% do total de consumidor­es que aderiram à modalidade. “Quando você tem prazos longos para pa- gar, as prestações cabem no orçamento de uma pessoa que passa por dificuldad­e financeira”, explica Rossi.

O diretor da administra­dora de consórcios Embracon, Rogério Pereira, atribui o avanço das vendas também à recente queda da taxa de desemprego no país. Segundo ele, isso estimulou a demanda da população com menor renda, reprimida nos últimos dois anos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil