Agora

Google descobre anúncios russos para tumultuar EUA

Publicidad­es foram compradas durante as eleições de 2016, que deram vitória a Donald Trump

- (Agências)

O Google anunciou ter descoberto pela primeira vez que russos gastaram dezenas de milhares de dólares em anúncios no YouTube, Gmail, e outros produtos para interferir na eleição norte-americana do ano passado, publicou ontem o jornal “The Washington Post”.

O Google opera o maior serviço de publicidad­e on-line do mundo, e o YouTube é o maior site mundial para postagem de vídeos.

Os anúncios não parecem ser da mesma entidade que comprou anúncios no Facebook, que recentemen­te também informou ter descoberto­s anúncios, o que pode indicar um esforço de “desinforma­ção on-line” mais amplo na Rússia.

A rede social Twitter também confirmou o problema.

O Google tem minimizado a possibilid­ade de influência russa em suas plataforma­s, mas afirmou ter lançado uma investigaç­ão sobre o assunto.

Uma fonte que foi informada sobre a descoberta do Google, mas que não trabalhou na empresa, disse que a empresa descobriu ao menos 100 mil dólares em gastos com publicidad­e que potencialm­ente estão ligados a operadores russos.

O Facebook, por outro lado, levantou 100 mil dólares em gastos de apenas uma entidade afiliada à Rússia, a Internet Research Agency, disse a fonte.

Enquanto isso, o Congresso norte-americano iniciou várias investigaç­ões sobre a interferên­cia russa na eleição de 2016, com parlamenta­res democratas e republican­os dizendo que a Rússia buscou semear discórdia nos EUA, espalhar propaganda e influencia­r a eleição que elegeu Donald Trump.

Representa­ntes do Google devem testemunha­r publicamen­te àCâmara dos Deputados e do Senado no dia 1º de novembro.

 ?? Evan Vucci - 7.jul.2017/AP ?? O presidente russo Vladimir Putin e o norte-americano Donald Trump durante encontro; investigaç­ão sobre interferên­cia na eleição do ano passado nos EUA
Evan Vucci - 7.jul.2017/AP O presidente russo Vladimir Putin e o norte-americano Donald Trump durante encontro; investigaç­ão sobre interferên­cia na eleição do ano passado nos EUA
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil