Agora

Relator entrega parecer pró-Temer sobre denúncia

Deputado, que gravou argumentos a assessores, promete um texto enxuto; governo está otimista

- (FSP)

Aliado do Palácio do Planalto e crítico do trabalho da antiga cúpula do Ministério Público Federal, o deputado tucano Bonifácio de Andrada (PSDB-MG) promete entregar hoje o parecer relativo à segunda denúncia contra o presidente Michel Temer.

O documento de menos de 100 páginas será apresentad­o na Comissão de Constituiç­ão e Justiça da Casa, passo inicial da tramitação, e tratará também, em conjunto, das acusações da Procurador­ia-Geral da República contra os ministros Moreira Franco (Secretaria-Geral) e Eliseu Padilha (Casa Civil).

Bonifácio disse que pretende fazer um voto enxuto. Seu relatório foi feito de forma peculiar: o deputado, que tem 87 anos, ditou seus argumentos diante de um gravador. Assessores colocaram o texto no papel.

O Palácio o Planalto dá como certo que o parecer será favorável aos três peemedebis­tas, ou seja, recomendar­á que a Câmara não dê aval para que a acusação assinada pelo então chefe do Ministério Público, Rodrigo Janot, seja analisada pelo Supremo Tribunal Federal.

Em sua peça, Janot acusa Temer e os ministros de integrarem uma organizaçã­o criminosa que teria recebido ao menos R$ 587 milhões de propina, nos últimos anos, vinda de órgãos públicos co- mo Petrobras, Furnas e Caixa Econômica Federal.

Temer também é acusado de obstruir a Justiça por supostamen­te ter dado aval à compra do silêncio do expresiden­te da Câmara Eduardo Cunha (PMDB) e do operador financeiro Lúcio Funaro, ambos presos.

Em sua defesa, Temer afirma que Janot agiu como um “pistoleiro” à frente de um trabalho “antiético, imoral, indecente e ilegal”.

Andrada irá ler o relatório e apresentar­á seu voto possivelme­nte à tarde.

Após isso, cada um dos três advogados de defesa terá tempo similar para se manifestar. O governo conta com um placar similar à da primeira denúncia, quando aprovou um parecer favorável por 41 votos a 24.

 ?? Marcos Correa/PR ?? O presidente Michel Temer dá como certo que o parecer será favorável a ele e aos ministros Moreira Franco e Eliseu Padilha, que também foram denunciado­s
Marcos Correa/PR O presidente Michel Temer dá como certo que o parecer será favorável a ele e aos ministros Moreira Franco e Eliseu Padilha, que também foram denunciado­s
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil