Agora

TTurriissm­o na Rocciinha cai após confronto entre traficante­s

Desistênci­as para os passeios têm sido frequentes. Favela segue ritmo normal, mas é imprevisív­el

- (FSP)

Rio O conflito entre criminosos levou ao cerco da favela da Rocinha, no Rio, pelas Forças Armadas por uma semana em setembro. Depois disso, o turismo no local ficou esvaziado. Desistênci­as têm sido frequentes desde que a Rocinha tornou-se palco de uma violenta disputa de facções por seu controle.

“Não posso me negar a ir, sou funcionári­a. Mas, se eu ouvir um ‘plá’, eu pulo dessa p... andando.” Os ocupantes do carro riem da franqueza da condutora. Seu colega de trabalho, o guia que leva os visitantes pelos caminhos da favela, contempori­za.

“Posso dizer que a Rocinha, de certa forma, está sob controle. Foi uma das primeiras favelas abertas ao turismo, e ele é muito importante para a vida de muitos ali, para o comércio local.”

A conversa no último dia 5 aconteceu enquanto o jipe esperava por mais dois turistas em um hotel de Copacabana. Cada um pagaria R$ 145 (em dinheiro, ao fim da jornada) por um passeio de três horas pela Rocinha.

Enquanto sobe para a favela pelas ruas da Gávea, bairro rico da zona sul do Rio, a motorista antecipa o que os visitantes vão ver. “Num dia normal, é um passeio maneiro. Você vai lá em cima, vai na laje, desce por um beco feio pra cacete, tem os meni- nos que fazem capoeira, tu passa por um lugar que tem os malucos lá, anda pelo comércio”, explica. A reportagem busca confirmar o óbvio: “os malucos lá” são os traficante­s armados? “É, mas, até invadir, ninguém mexia com ninguém. Você só não pode tirar foto deles, entendeu?”

No alto do morro, o carro para num ponto de venda de artesanato. Simpáticos, os vendedores tentam encorajar os visitantes. Um grava os forasteiro­s com o celular para, diz ele, “mostrar para o pessoal que está tranquilo”.

 ?? Ricardo Borges/Folhapress ?? Vista panorâmica da favela da Rocinha, no Rio, onde o turismo costumava ser frequente mas, depois do confronto entre traficante­s, o passeio esvaziou
Ricardo Borges/Folhapress Vista panorâmica da favela da Rocinha, no Rio, onde o turismo costumava ser frequente mas, depois do confronto entre traficante­s, o passeio esvaziou
 ?? Polícia Civil/Divulgação ??
Polícia Civil/Divulgação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil