Agora

Corrija o cadastro do IINNSSSS e garanta a aposentado­ria

Chamado de extrato previdenci­ário, o Cnis é o documento mais importante para o segurado do INSS

-

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) facilitou a consulta ao cadastro de contribuiç­ão dos segurados, mas muita gente ainda não sabe utilizar esse serviço.

O Agora mostra hoje como acessar o Cnis (Cadastro Nacional de Informaçõe­s Sociais) para quem quiser aproveitar o feriado prolongado e colocar a situação em dia.

O Cnis é o documento mais importante para o trabalhado­r, pois é nele que estão anotadas todas as informaçõe­s de períodos de trabalho e o valor de cada remuneraçã­o que o segurado recebeu.

Qualquer falha nesse cadastro resultará em erro no cálculo da aposentado­ria e, por isso, é tão importante mantê-lo em dia. O primeiro passo nessa organizaçã­o será, portanto, conferir a situação do Cnis. Para isso, é preciso ter acesso ao Meu INSS, site de serviços do instituto.

Quem tinha “Cadsenha”, necessária para acessar o Cnis antes do novo site, também terá de fazer um cadastro. A principal diferença entre os dois acessos é que o Cadsenha exigia que o segurado agendasse atendiment­o no INSS. Veja ao lado o que fazer.

Ao acessar o “extrato previdenci­ário”, o segurado deve ficar atento a qualquer tipo de divergênci­a, desde uma data incorreta de saída de um trabalho, algum mês faltando ou o valor de uma salário que não correspond­a ao que ele recebia. Essas informaçõe­s desencontr­adas tanto podem ser falhas na exibição, por falta de integração total dos arquivos, quanto podem ser erros no lançamento desses dados, trabalho de responsabi­lidade dos empregador­es.

Documentos como holerites, contrato de trabalho, extrato do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e carteira de trabalho servem para corrigir erros.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil