Agora

Temer vai revogar condição de Battisti para extradição

Presidente ainda irá esperar decisão do Supremo sobre a permanênci­a de italiano no país

- (FSP)

O governo Michel Temer decidiu revogar a condição de refugiado do italiano Cesare Battisti e extraditá-lo caso o STF (Supremo Tribunal Federal) não conceda um habeas corpus preventivo.

A defesa de Battisti entrou com o pedido de habeas corpus na corte no fim de setembro para tentar preservar a liberdade do italiano. De acordo com seus advogados, a ação foi feita com base em notícias divulgadas pela im- prensa de suposta solicitaçã­o do governo da Itália para que Temer reveja o pedido de extradição do italiano.

A estratégia inicial do Planalto é aguardar a apreciação do STF antes que o presidente assine o decreto.

O pedido de habeas corpus está com o ministro do STF Luiz Fux, relator do caso Battisti. O magistrado deve decidir sobre o assunto de forma monocrátic­a (por um único magistrado).

Aliados de Temer, porém, afirmam que, caso a corte demore para se posicionar sobre o tema, que não tem data definida para ser julgado, a subchefia de Assuntos Jurídicos da Presidênci­a vai elaborar um parecer para que Temer chancele a volta de Battisti à Itália.

O cenário considerad­o menos provável pelos assessores do presidente é o de o STF conceder o habeas corpus por liminar, e, assim, Battisti poderia continuar no Brasil.

Acusado de terrorismo e condenado à prisão perpétua por assassinat­o pela Justiça italiana, Battisti fugiu para o Brasil em 2004, onde, três anos depois, chegou a receber refúgio político.

Caso Temer assine o decreto que revoga a condição de refugiado do italiano, modificará a decisão de Lula e fará valer o entendimen­to do Supremo pela extradição.

No início do mês, Battisti foi preso em flagrante pela Polícia Federal na fronteira com a Bolívia ao transporta­r cerca de R$ 23 mil, entre dólares e euros, não declarados. O italiano foi solto dois dias depois e voltou para sua casa, no litoral paulista.

Resposta

Em nota a defesa de Battisti diz entender que “não é mais possível, pelo decurso do prazo e por não se verificar qualquer vício na decisão”, rever a deliberaçã­o presidenci­al do ex-presidente Lula. Em 2009, o STF autorizou sua extradição, negada por Lula no último dia de seu governo, em 2010.

 ?? Nacho Doce - 13.mai.2015 ?? Cesare Battisti acabou preso no começo do mês ao tentar entrar na Bolívia com dinheiro não declarado
Nacho Doce - 13.mai.2015 Cesare Battisti acabou preso no começo do mês ao tentar entrar na Bolívia com dinheiro não declarado
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil