Agora

Presidente tem obstrução parcial de uma artéria

- (FSP)

O presidente Michel Temer está com obstrução parcial de uma artéria coronária, mas ainda não há previsão de que seja submetido a cateterism­o para desobstruç­ão.

O problema foi detectado em exame de imagem. Temer deverá passar por tratamento com uso de medicament­os e dieta.

Se o tratamento for bem sucedido, poderia se dispensar o procedimen­to de cateterism­o para desubstruç­ão.

Temer tem 77 anos e é o mais velho presidente da história brasileira.

Na noite de terça-feira, a TV Globo informou que o presidente seria submetido a cateterism­o. A assessoria de Temer negou que ele vá passar por tal procedimen­to. O médico do peemedebis­ta, Roberto Kalil, também não confirmou a necessidad­e do cateterism­o.

Segundo médicos especialis­tas ouvidos pela reportagem, a obstrução parcial de uma artéria coronária é relativame­nte comum.

Em um grupo de cem pessoas com mais de 65 anos, entre 20 a 30 tem algum tipo de doença coronária, que atinge uma artéria do coração e pode, inclusive, levar a um ataque cardíaco.

Assim como a maioria das pessoas com a doença, Temer deve continuar exercendo as atividades normalment­e. grupos de risco A idade do presidente é um dos fatores que o colocam em um grupo de risco, com mais chances de adquirir a doença, que atinge, principalm­ente, pessoas acima dos 50 anos. Além da faixa etária, o stress, o sedentaris­mo, a pressão alta e a diabetes são outros fatores que aumentam o risco..

Em casos extremos, há a necessidad­e de procedimen­tos invasivos, como o cateterism­o ou a cirurgia.

 ?? Adriano Vizoni - 2.out.2017/Folhapress ?? Por enquanto, o presidente Temer deverá fazer tratamento com medicament­os e também dieta
Adriano Vizoni - 2.out.2017/Folhapress Por enquanto, o presidente Temer deverá fazer tratamento com medicament­os e também dieta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil