Au­men­ta pro­cu­ra por va­gas em bair­ros do cen­tro ex­pan­di­do

Agora - - Editorial - (WC)

Outro da­do que cha­ma a aten­ção en­tre aque­les di­vul­ga­dos pe­la Se­cre­ta­ria Municipal da Edu­ca­ção é o au­men­to na pro­cu­ra por va­gas em cre­ches no cen­tro ex­pan­di­do da ca­pi­tal (re­gião que en­glo­ba os bair­ros en­tre as mar­gi­nais Ti­e­tê e Pi­nhei­ros e as ave­ni­das Ban­dei­ran­tes e Sa­lim Fa­rah Ma­luf).

En­tre os dez dis­tri­tos que li­de­ram o cres­ci­men­to na bus­ca por va­ga, se­te es­tão nes­sa re­gião mais cen­tral da ci­da­de: Pa­ri, La­pa, Jar­dim Pau­lis­ta, Água Ra­sa, Mo­o­ca, Con­so­la­ção e Per­di­zes.

Em qua­tro des­ses dis­tri­tos, hou­ve também qu­e­da no nú­me­ro de ma­tri­cu­la­dos, na com­pa­ra­ção com igual pe­río- do do ano pas­sa­do (La­pa, - 4,1; J ar­dim Pau­lis­ta, -1,9%; Água Ra­sa, -3,3%; Per­di­zes, -2,8%).

Pa­ra a pro­fes­so­ra de pe­da­go­gia Cé­lia Ser­rão, da Uni­fesp (Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral de São Paulo), o au­men­to na pro­cu­ra por va­gas em cre­ches em bair­ros cen­trais po­de es­tar re­la­ci­o­na­do ao cres­ci­men­to no nú­me­ro de imi­gran­tes e de pes­so­as vin­das de ou­tras re­giões do Bra­sil. “É uma po­pu­la­ção gran­de e flu­tu­an­te. Outro im­pac­to é pro­vo­ca­do pe­las ocu­pa­ções”, afir­ma.

Cé­lia des­ta­ca fi­lhos de imi­gran­tes bo­li­vi­a­nos. “São crianças bo­li­vi­a­nas, que apren­dem por­tu­guês na es­co­la”, diz.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.