Fiéis en­fren­tam ca­lor pa­ra se­guir ima­gem de Apa­re­ci­da

Pro­cis­são tra­di­ci­o­nal par­tiu, nes­te ano, do por­to on­de ima­gem foi acha­da; 2.000 pes­so­as par­ti­ci­pa­ram

Agora - - Nas Ruas -

Apa­re­ci­da Cer­ca de 2.000 de­vo­tos de Nos­sa Se­nho­ra Apa­re­ci­da en­fren­ta­ram ca­lor de mais de 30˚ C, on­tem à tar­de, fe­ri­a­do na­ci­o­nal em co­me­mo­ra­ção à San­ta, pa­ra se­guir a pro­cis­são que le­vou a ré­pli­ca da ima­gem (co­ro­a­da um dia an­tes) do por­to Ita­gua­çu até o san­tuá­rio, em Apa­re­ci­da (180 km de SP).

O por­to é o lo­cal on­de a ima­gem da San­ta foi en­con­tra­da por três pes­ca­do­res em outubro de 1717.

Mais de 150 mil fiéis fo­ram a Apa­re­ci­da, on­tem, se­gun­do a or­ga­ni­za­ção (leia mais em texto nes­ta pá­gi­na).

A pro­cis­são pa­ra ce­le­brar o ju­bi­leu de 300 anos do en­con­tro da ima­gem te­ve iní­cio pon­tu­al­men­te às 16h, em meio a uma chu­va de pa­péis pra­te­a­dos, com a ima­gem em ci­ma de um al­tar mó­vel que per­cor­reu as ru­as da ci­da­de. Flo­res bran­cas fo­ram en­tre­gues aos de­vo­tos, que ca­mi­nha­ram com elas em mãos.

“Se­gui­mos por al­guns mi­nu­tos aque­la que nos for­ta­le­ce todos os dias”, afir­ma a pro­fes­so­ra apo­sen­ta­da San­dra Ja­cin­to do Cou­to, 46 anos, que saiu de Aná­po­lis (GO) por de­vo­ção à San­ta.

A ima­gem es­ta­va pro­te­gi­da por de­ze­nas de PMs, que da- vam as mãos, em dois cír­cu­los ao re­dor do al­tar.

A ré­pli­ca da San­ta usa­va o man­to con­fec­ci­o­na­do es­pe­ci­al­men­te pa­ra a oca­sião, com a re­pre­sen­ta­ção da pes­ca­ria mi­la­gro­sa, e com a có­pia da co­roa de ou­ro do­a­da pe­los ro­mei­ros an­te­on­tem.

A joia ori­gi­nal dos fiéis saiu da ca­be­ça da ré­pli­ca e foi co­lo­ca­da na ima­gem ori­gi­nal na mis­sa da ma­nhã, on­tem, subs­ti­tuin­do tem­po­ra­ri­a­men­te a co­roa do­a­da pe­la prin­ce­sa Isa­bel, que re­tor­na­rá à ima­gem ori­gi­nal após os fes­te­jos do tri­cen­te­ná­rio.

Tra­je­to

O tra­je­to nes­te ano foi de 6 km. Nor­mal­men­te, é de 2 km, sain­do da an­ti­ga ba­sí­li­ca. A pro­cis­são saiu do por­to, pas­sou pe­la Ba­sí­li­ca Ve­lha e ter­mi­nou no San­tuá­rio Na­ci­o­nal. Na pis­ta in­ver­sa, mo­to­ris­tas bu­zi­na­vam e gri­ta­vam fra­ses de apoio. Pes­so­as que aguar­da­vam em fren­te às casas ou co­mér­ci­os se uni­ram à mul­ti­dão.

“É mui­ta de­vo­ção. A pro­cis­são é a for­ma que te­mos pa­ra mos­trar nos­so amor à nos­sa pa­dro­ei­ra”, diz a apo­sen­ta­da Su­e­li Sou­sa, 74 anos, que vi­a­jou com a mão ope­ra­da do Rio de Janeiro pa­ra ce­le­brar o ani­ver­sá­rio de sua san­ta de de­vo­ção.

A ima­gem da San­ta en­trou no san­tuá­rio às 19h.

LEIA MAIS

Rivaldo Go­mes/Folhapress

Fiéis se­guem ima­gem de Nos­sa Se­nho­ra em pro­cis­são que par­tiu do por­to Ita­gua­çu e per­cor­reu ru­as de Apa­re­ci­da; ca­tó­li­cos lo­ta­ram o San­tuá­rio Na­ci­o­nal on­tem, fe­ri­a­do na­ci­o­nal em co­me­mo­ra­ção à San­ta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.