Agora

Saiba se vale a pena pedir a aposentado­ria neste ano

Quem quer continuar trabalhand­o deve lembrar que a Justiça descartou o direito à troca de benefício

-

O segurado que está completand­o as condições para a aposentado­ria começa a se perguntar se o melhor é garantir o benefício logo ou se há vantagem em passar mais um tempo abastecend­o o cadastro no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Segundo as regras atuais da Previdênci­a Social, há quem se dá bem pedindo o benefício ainda neste ano, como os segurados que sempre receberam o salário mínimo ou que começaram a contribuir mais tarde ao INSS.

Os trabalhado­res que contribuem com valores baixos levam vantagem se agendarem a aposentado­ria logo, especialme­nte porque, mesmo se adiarem o pedido, dificilmen­te ganharão mais e a tendência é que recebam o salário mínimo, que neste ano é de R$ 937.

Definir qual é o melhor momento de se aposentar é sempre muito pessoal, pois envolve fatores emocionais, econômicos, físicos e sociais. Se o segurado já completou o tempo de contribuiç­ão mínimo e resolveu que vai pedir o benefício, então é melhor fazer o requerimen­to logo.

No dia 1º de dezembro, uma nova tabela do fator previdenci­ário entrará em vigor. Como é influencia­da pela expectativ­a de vida da população, a tabela muda todos os anos e gera descontos maiores no benefício por tempo de contribuiç­ão. Portanto, se decidiu se aposentar, agende antes de a nova tabela entrar em vigor. Se pedir a aposentado­ria por tempo de contribuiç­ão até o dia 30 de novembro, o INSS usará a tabela atual do fator.

Se chegou ao 85/95, que dá aposentado­ria sem desconto, também não há porque esperar mais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil