EUA e Israel anun­ci­am saí­da de ór­gão da Na­ções Uni­das

Ame­ri­ca­nos ale­gam viés an­ti-Israel da Unesco; rom­pi­men­to já acon­te­ceu ao me­nos du­as ve­zes

Agora - - Mundo - (FSP)

Os Es­ta­dos Uni­dos anun­ci­a­ram on­tem que vão se re­ti­rar da Unesco, a agência cultural da ONU, por cau­sa do “viés an­ti-Israel” da en­ti­da­de e por mo­ti­vos fi­nan­cei­ros.

“Es­sa de­ci­são re­fle­te a pre­o­cu­pa­ção dos EUA com o acú­mu­lo de seus pa­ga­men­tos atra­sa­dos pa­ra a en­ti­da­de, a ne­ces­si­da­de de uma re­for­ma fun­da­men­tal na or­ga­ni­za­ção e um sis­te­má­ti­co viés an­ti-Israel.”

Al­gu­mas ho­ras de­pois, o pri­mei­ro-mi­nis­tro is­ra­e­len­se, Binya­min Ne­tanyahu, anun­ci­ou que Israel também dei­xa­ria a Unesco.

A de­ci­são en­tra em vi­gor no dia 31 de dezembro de 2018. A partir des­sa da­ta, os EUA con­ti­nu­a­rão en­vol­vi­dos na or­ga­ni­za­ção co­mo não mem­bros, sem di­rei­to a vo­to.

Iri­na Bo­ko­va, di­re­to­ra-ge­ral da Unesco, la­men­tou a de­ci­são. “No mo­men­to em que con­fli­tos con­ti­nu­am a es­tra­ça­lhar so­ci­e­da­des ao re­dor do mun­do, é las­ti­má­vel que os EUA se re­ti­rem da agência da ONU que pro­mo­ve edu­ca­ção pe­la paz e pro­te­ge a cul­tu­ra sob ata­que”, dis­se. “É uma per­da pa­ra as na­ções Uni­das. É uma per­da pa­ra o mul­ti­la­te­ra­lis­mo.”

Con­fli­tos

Nos úl­ti­mos anos, os con­fli­tos en­tre EUA e a Unesco, por cau­sa de Israel, se acir­ra­ram. No ano pas­sa­do, em uma de­ci­são que con­de­na­va “as es­ca­va­ções ile­gais de Israel na Ci­da­de Ve­lha de Je­ru­sa­lém”, a Unesco se re­fe­riu à “Es­pla­na­da das Mes­qui­tas”, sem usar a de­no­mi­na­ção he­brai­ca pa­ra o lu­gar sa­gra­do do ju­daís­mo, “Mon­te do Tem­plo”. Na épo­ca, Israel che­gou a con­vo­car pa­ra con­sul­tas seu em­bai­xa­dor jun­to à Unesco, pa­ra de­mons­trar a de­sa­pro­va­ção pe­la me­di­da.

Em ju­lho des­te ano, a Unesco de­cla­rou que a área da an­ti­ga ci­da­de de He­bron, na Cis­jor­dâ­nia ocu­pa­da, é Pa­trimô­nio Mun­di­al da Pa­les­ti­na, e não de Israel.

Jac­ques Demarthon/AFP

Fa­cha­da da se­de da Unesco em Pa­ris; os Es­ta­dos Uni­dos vão ficar na en­ti­da­de até o dia 31 de dezembro, os mes­mos pas­sos se­gui­dos ho­ras de­pois por Israel

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.