Agora

Processos de Lula em Brasília tramitam em ritmo llentto

Ex-presidente só foi ouvido em uma das quatro ações que correm na Justiça do Distrito Federal

- (FSP)

Enquanto na Lava Jato paranaense o ex-presidente Lula já está com uma apelação em trâmite na segunda instância, na Justiça Federal de Brasília, onde está a maioria dos processos do petista, o ritmo é muito mais lento e não dá sinais de desfecho de seus casos tão cedo.

Neste mês, um dos processos em que o ex-presidente é réu no DF completa um ano de tramitação, e ele ainda não foi ouvido. Em comparação, em um dos três casos do petista com Sergio Moro, a respeito da Odebrecht, a Justiça ouviu mais de 60 depoimento­s de testemunha­s de defesa de maio a julho —a audiência com o réu ocorreu em setembro.

Essa ação no DF foi aberta no fim de 2016, mesma época em que começou um outro processo contra Lula em Brasília, relativo à Operação Zelotes, no qual ainda não foi divulgada data para a audiência com o petista.

O processo penal de Lula há mais tempo em tramitação, sobre a suposta compra do silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, está no Distrito Federal e começou a tramitar em julho do ano passado.

Nesse caso, já há um entendimen­to do Ministério Público Federal pela absolvi- ção do ex-presidente, mas não há previsão para sentença. Ele prestou depoimento como réu em março.

Lula é réu em sete ações penais, sendo quatro em Brasília e três no Paraná. Em setembro, ele foi denunciado em outros dois casos pela Procurador­ia-Geral da República, mas a Justiça ainda não decidiu se abre as ações.

A defesa nega todas as acusações. No DF, advogados de Lula adotaram argumentos parecidos aos usados em Curitiba —dizem, por exemplo, que há perseguiçã­o.

O processo que completou um ano foi aberto no DF em decorrênci­a da Operação Janus, que investigou elos entre o petista e a Odebrecht.

Lula é acusado de favorecer a empreiteir­a com financiame­ntos do BNDES na África. A denúncia aponta que ele foi beneficiad­o porque um sobrinho de sua primeira mulher recebeu dinheiro da construtor­a, que também pagou por palestras do petista no exterior.

 ?? Sergio Lima - 9.out.17/AFP ?? O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, alvo de sete ações penais, sendo 4 em Brasília e 3 no Paraná
Sergio Lima - 9.out.17/AFP O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, alvo de sete ações penais, sendo 4 em Brasília e 3 no Paraná
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil