Agora

Relógio deve ser adiantado hoje para o horário vveerrããoo

À meia-noite de hoje, ponteiros deverão ser adiantados em uma hora. Medida termina dia 17 de fevereiro

- (FSP e UOL)

O horário de verão começa à meia-noite de hoje e vai até a meia-noite do dia 17 de fevereiro. Os ponteiros dos relógios deverão ser adiantados em uma hora.

O governo chegou a cogitar o seu fim, mas optou por manter pelo menos até este ano. Os relógios devem ser adiantados em uma hora.

Os Estados das regiões Norte e Nordeste estão fora da mudança e permanecem com seus horários habituais.

Desde 2008, um decreto presidenci­al estabelece as datas para o início e término do programa de economia de energia. A última edição foi de 16 de outubro de 2016 a 19 de fevereiro deste ano. No período, a economia foi de R$ 159,5 milhões, decorrente­s da redução do uso de usinas termelétri­cas para complement­ar a geração de energia no país.

No mês passado, o presidente Michel Temer (PMDB) discutiu com ministros e parlamenta­res a possibilid­ade de não adotar o horário de verão neste ano. O governo avaliava que a economia de energia era insignific­ante. Porém, o presidente acabou mantendo a medida.

Datafolha

A maioria dos brasileiro­s que moram no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, onde o horário de verão é adotado, conside- ra a medida positiva, segundo recente pesquisa do Datafolha. Nessas regiões, 56% dos moradores são favoráveis à medida, enquanto 38% são contrários e, para 5%, a questão é indiferent­e. O Centro-Oeste é a única dessas regiões onde a maioria é contrária ao horário (52%).

Segundo a pesquisa, os mais velhas têm uma resistênci­a maior ao horário de verão. Aqueles entre 16 e 24 anos, apenas 21% são contra —a rejeição salta para 50% entre pessoas com mais de 60 anos.

 ?? Reprodução ??
Reprodução

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil