Agora

Prefeitura cerca viaduto e expulsa moradores de rua

- (WC)

A prefeitura expulsou, na terça-feira, moradores de rua e cercou o local onde viviam na rua Herval, sob o viaduto Guadalajar­a, no Belém (zona leste). As pessoas desalojada­s reclamam de truculênci­a dos agentes da gestão João Doria (PSDB) durante a remoção.

O confeiteir­o Giovani Garófalo, 34 anos, desemprega­do há quatro meses, é um dos cinco moradores de rua removidos. “Já chegaram jogando tudo fora, puxando as nossas coisas. Tinha DVD, televisão. Fiquei só com a rou- pa do corpo”, afirma.

Garófalo conta que uma mulher que estava com o grupo de moradores de rua foi empurrada e jogada no chão. “Ela caiu e machucou a perna”, afirma.

O padre Júlio Lancellott­i diz que a prefeitura tem feito ações “atabalhoad­as” na região do Belém. “Apareceram com Polícia Militar e GCM [Guarda Civil Metropolit­ana] e maltratara­m muito principalm­ente um casal”, afirma. Segundo o padre, não foi oferecida assistênci­a às pessoas e ele próprio tem en- contrado dificuldad­e para achar um albergue público para abrigá-los.

A gestão Doria diz que o alambrado foi ampliado para aumentar a capacidade do ecoponto, que agentes são orientados a seguir decretos que preveem garantias de direitos e que denúncias fundamenta­das devem ser encaminhad­as à corregedor­ia da GCM. Também diz que seis pessoas que vivem no local recebem ajuda da assistênci­a social. A PM diz que não houve queixa quanto à atuação dos policiais.

 ??  ?? Cerca colocada pela prefeitura após retirar moradores de rua sob o viaduto Guadalajar­a, no Belém (zona leste); desalojado­s reclamaram de truculênci­a
Cerca colocada pela prefeitura após retirar moradores de rua sob o viaduto Guadalajar­a, no Belém (zona leste); desalojado­s reclamaram de truculênci­a

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil