Agora

Governo da Venezuela muda locais de votação

- (FSP)

A campanha eleitoral para a votação de domingo terminou anteontem com protestos da oposição por conta de uma decisão do governo de transferir centros de votação.

O Conselho Nacional Eleitoral, alegando razões de segurança, mudou o local de voto de 715.502 eleitores. Não por acaso, isso ocorreu em zonas onde a oposição é mais forte, como Miranda, Táchira, Mérida, Zulia e Lara.

As novas listas saíram apenas na noite de quinta. O deputado oposicioni­sta Julio Borges disse que a estratégia era para confundir e desanimar eleitores.

Mesmo assim, integra o grupo dos que creem que é preciso ir votar no domingo, ainda que o risco de que exista fraude ou manipulaçã­o seja grande. “Cada voto nulo é um voto para o governo”, insistiu.

Já o chavista Diosdado Cabello, vice-presidente do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) afirmou que os governador­es eleitos no domingo não estarão automatica­mente habilitado­s para assumir.

Terão, ainda, que ser aprovados pela Assembleia Nacional Constituin­te eleita na eleição de julho passado.

O governador do Estado de Miranda, onde mais de 10% dos eleitores foram transferid­os, Henrique Capriles, disse: “Miranda sempre foi um bastião da oposição, por isso é o Estado mais afetado pelas mudanças”, lamentou.

 ??  ?? Militantes do governo venezuelan­o apoiam em Caracas o candidato a governador Hector Rodriguez
Militantes do governo venezuelan­o apoiam em Caracas o candidato a governador Hector Rodriguez

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil