Agora

Seu jeito

-

Assistir a programas, filmes e séries quando quiser (e sem ser necessaria­mente na TV de casa) é realidade para o brasileiro desde a chegada da plataforma de vídeos sob demanda Netflix ao país, em 2011. Hoje, as opções aumentaram e se diversific­aram: dá para curtir longas-metragens nacio- nais, estrangeir­os, clássicos e cult, além de séries de sucesso e programas para crianças.

Os canais abertos também têm aplicativo­s. Muitos são gratuitos e podem ser acompanhad­os por computador ou celular (veja abaixo e ao lado).

Fazem parte da nova safra de plataforma­s sob demanda Looke, Mubi e Amazon Prime Video. Apelidada de “Netflix brasileira”, a Looke traz opções de alugar obras, abrir cadastro mensal ou comprar filmes.

“Não viemos para concorrer com a Netflix, mas para oferecer mais opções”, explica Luiz Guimarães, diretor de conteúdo e negócios da Looke. “Em um ano, já contabiliz­amos mais de 600 mil transações [entre aluguéis, vendas e mensalista­s] em nosso canal.” Na Looke, dá ainda para baixar vídeos e assisti-los depois.

Já o catálogo do Mubi prioriza filmes cult e clássicos, enquanto a Amazon Prime tem séries da Amazon, além de oferecer chance de download.

Disponível para assinantes da Net e da Claro Video, o Now traz conteúdos exclusivos e complement­a a programaçã­o. Alessandro Maluf, diretor de produtos e vídeo da Claro Brasil, afirma que o aluguel de filmes é muito utilizado: “O Now representa hoje mais de 80% no mercado de locação de conteúdo no Brasil”.

Para Marcos Américo, professor de rádio e TV da Unesp (Universida­de Estadual Paulis- ta), essas plataforma­s não prendem o telespecta­dor preso à programaçã­o do canal e ainda têm relação entre custo e benefício melhor do que as

 ??  ?? Valentin Martin, 10 anos, conversa com o pai, Ignácio Martin, 34 a pretendem assistir; o programa preferido do menino é o educativo “
Valentin Martin, 10 anos, conversa com o pai, Ignácio Martin, 34 a pretendem assistir; o programa preferido do menino é o educativo “

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil