Agora

Nossos pais

-

Neste fim de semana, o Theatro NET São Paulo aguardava um encontro histórico. O cantor e compositor baiano Caetano Veloso, 75 anos, dividiria o palco com os três filhos: Moreno, 44 anos, Zeca, 25 anos, e Tom, 20 anos. Os ingressos estavam esgotados.

O trio é apenas um exemplo de herdeiros de grandes músicos que, além de seguirem o caminho dos pais, chegam a dividir os palcos com eles.

Veloso já havia feito alguns shows com Moreno, mas só realizou o desejo de cantar com os três filhos, todos de uma vez, neste ano. “Há muito tempo tenho o sonho de tocar com eles publicamen­te. Sempre estive perto deles, cantava para eles e com eles, mas agora surgiu a chance de levar isso ao palco”, conta.

O primeiro show dos quatro aconteceu no Rio, no começo do mês. Aqui em São Paulo, foram marcadas seis datas, todas lotadas. Os três Velosos da segunda geração são músicos profission­ais. Moreno já gravou discos e produziu trabalhos para diversos cantores, Zeca é DJ e Tom é um dos integrante­s da banda Dônica.

Outra prova de sintonia em família é Chico Teixeira, 37 anos, que toca na banda do pai, Renato Teixeira, 72 anos, há 15 anos, além de manter uma carreira solo. Chico recebeu a influência dele e da mãe, pianista. “Família de músico é igual família de circo, a arte passa pelo sangue. Quem lida com esses dois ofícios é cercado de arte”, diz ele, que, assim como Renato, é violonista e compositor.

Outro que seguiu os caminhos do pai e já compartilh­ou palco com ele foi Gabriel Sater, 35 anos. Ele, que também é ator, é filho do cantor e compositor de músicas regionais Almir Sater, 60 anos. Assim como Chico Teixeira, cresceu cercado de música por todos os lados. “Tenho tios e primos que tocam diversos instrument­os, então, a canção sempre fez parte da minha vida.” O pai também foi uma inspiração. “Eu grudava nele, acompanhav­a tudo o que fazia. Tive a honra de ver diversas parcerias dele com os amigos Renato Teixeira e o Sérgio Reis.”

E essas parcerias em família estão presentes em todos os ritmos. Prova disso é o grupo de samba Demônios da Garoa, que tem como integrante­s Sergio Rosa (pai) e Ricardinho (filho). No rock, Marcelo Nova está gravando um disco com o filho, Drake Nova.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil